(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

BETS: quase 40% dos apostadores estão endividados; SESI e SENAI lançam cartilhas de prevenção

Inaugurações de escolas de tempo integral em Vitória da Conquista

Instituto Brasil Solidário leva projeto de educação financeira para Salvador e região metropolitana

Entenda por que a economia brasileira crescerá mais com a retomada do conflito entre Eua e Irã

PF localiza e apreende arma de Bolsonaro no Rio Grande do Sul

  1. Home
  2. Política
  3. Projeto torna filosofia e sociologia obrigatórias no novo ensino médio
Política xDestaque1

Projeto torna filosofia e sociologia obrigatórias no novo ensino médio

05/04/2026 4 min read

AA

 Projeto torna filosofia e sociologia obrigatórias no novo ensino médio
Projeto de lei 1.466/2026 busca garantir a formação crítica e cidadã através do reforço da filosofia e sociologia. Letícia Moreira/Folhapress, FOVEST

Proposta da deputada Lenir de Assis altera a Lei de Diretrizes da Educação para garantir ao menos duas aulas semanais de cada disciplina.

O projeto de lei 1.466/2026 propõe tornar obrigatórias as disciplinas de Filosofia e Sociologia em todas as séries do ensino médio, com carga mínima de duas aulas por ano escolar. De autoria da deputada Lenir de Assis (PT-PR), a proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para reforçar a formação humanística dos estudantes.

Pelo texto, as duas disciplinas passam a integrar de forma obrigatória o currículo em todos os anos do ensino médio, com definição expressa de carga horária mínima. A medida busca evitar que a oferta desses conteúdos seja reduzida ou tratada como opcional pelas redes de ensino.

Na justificativa, a autora argumentou que a proposta tem como objetivo garantir uma formação mais ampla, alinhada aos princípios constitucionais da educação. Segundo o texto,

“A presente proposição tem por finalidade assegurar a inclusão da Filosofia e da Sociologia como componentes curriculares obrigatórios em todas as séries do ensino médio, com carga horária mínima definida.”

A deputada também destacou que as duas disciplinas contribuem diretamente para o desenvolvimento do pensamento crítico e da cidadania, ao estimular a reflexão sobre questões sociais, políticas e culturais.

“A Filosofia e a Sociologia são disciplinas centrais para a efetivação desses princípios, na medida em que promovem a reflexão crítica, o debate fundamentado e a compreensão das dinâmicas sociais, políticas e culturais.”

O projeto também menciona diretrizes já previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece a importância das ciências humanas na formação dos estudantes. De acordo com a justificativa, esses componentes são essenciais para desenvolver competências como argumentação, análise da realidade e participação democrática.

Outro ponto levantado pela autora é que a flexibilização curricular recente teria contribuído para a redução da presença dessas disciplinas em algumas redes de ensino, ampliando desigualdades educacionais.

“A ausência ou a oferta residual de Filosofia e Sociologia compromete a formação humanística prevista na Constituição, na LDB e na BNCC.”

Se aprovado, o projeto pretende fortalecer a base comum da educação básica e garantir maior uniformidade na oferta dessas disciplinas em todo o país. A proposta também busca assegurar o acesso dos estudantes a conteúdos considerados essenciais para a formação cidadã e crítica.

Se aprovado, o projeto pretende fortalecer a base comum da educação básica e garantir maior uniformidade na oferta dessas disciplinas em todo o país. A proposta também busca assegurar o acesso dos estudantes a conteúdos considerados essenciais para a formação cidadã e crítica.

Leia a íntegra da proposta.

 

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
abril 2026
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
« mar   maio »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Segurança Pública xDestaque1

Projeto cria distância mínima de populares em abordagens policiais

04/07/2026

Texto estabelece regras para o isolamento de áreas e responsabiliza quem desrespeitar a ordem policial. Quem estiver próximo a uma

Cultura xDestaque1

Os quatro pilares da felicidade: o que a filosofia hindu ensina sobre riqueza, prazer, ética e liberdade

28/06/2026

Civilização indiana formulou uma das mais sofisticadas concepções sobre o sentido da existência, baseada no equilíbrio entre quatro objetivos fundamentais.

Direito e Cidadania xDestaque1

“Recomeço com Fé”: Biondini propõe programa para usuários de drogas

17/05/2026

Tratamento substituiria total ou parcialmente a pena privativa de liberdade para dependentes químicos condenados por crimes sem violência. O deputado Eros

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.