(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Os números de Lula e Flávio nos estados, segundo a Quaest

TSE manda suspender propaganda de Lula contra Flávio Bolsonaro sobre “currículo” do candidato

Cerimedo: como ação no STF pode conectar live do golpe, em 2022, à suposta “granja de bots” para Flávio Bolsonaro

Morre Carlos Monforte, um dos pioneiros do telejornalismo brasileiro

Congresso acelera votação de pautas de Lula antes do recesso eleitoral

  1. Home
  2. Direito e Cidadania
  3. Moraes determina perda de mandato de Carla Zambelli
Direito e Cidadania xDestaque1

Moraes determina perda de mandato de Carla Zambelli

11/12/2025 3 min read

AA

 Moraes determina perda de mandato de Carla Zambelli

Determinação judicial anula decisão da Câmara de rejeitar a cassação da parlamentar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a perda imediata do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), declarando nula a decisão da Câmara de rejeitar sua cassação nesta quarta-feira (10).

“Na presente hipótese, em respeito à Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do §3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente DECLARAR A PERDA DO MANDATO, ou seja, editar ato administrativo vinculado”, aponta o magistrado em sua decisão.

A decisão também obriga o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a dar posse ao suplente da parlamentar no prazo de até 48 horas.

Mandado de segurança

Nesta quinta (11), o líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), havia entrado com um mandado de segurança na Corte para obrigar o presidente da Casa, Hugo Motta , a declarar a perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

É inadmissível que a Câmara dos Deputados tenha uma bancada de deputados foragidos. Acabo de entrar agora com um mandado de segurança no Supremo, dirigido ao ministro Alexandre Moraes, para que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, cumpra uma decisão judicial e, pela Mesa, afaste imediatamente a deputada Zambelli, o [Alexandre] Ramagem e Eduardo Bolsonaro”, pontuou o parlamentar.

Após a decisão de Moraes, Lindbergh comentou a medida em seu perfil no X (ex-Twitter). “O ministro Moraes restabeleceu a autoridade da Corte e determinou o cumprimento imediato da decisão transitada em julgado, ressaltando que o Plenário da Câmara não pode rever, relativizar ou descumprir efeito automático decorrente de condenação criminal”, disse o deputado.

Condenada em definitivo pelo STF a dez anos de reclusão por participar de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a parlamentar está presa na Itália depois de fugir do Brasil.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« nov   jan »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Internacional xDestaque1

Promotor italiano afirma que cidadania de Carla Zambelli é “apenas de fachada”

13/02/2026

Sentença sobre pedido de extradição da ex-deputada bolsonarista pode ser publicada em até cinco dias A promotoria italiana afirmou que

Política xDestaque1

Renúncia de Zambelli foi estratégica, diz PL; inelegibilidade continua

15/12/2025

Segundo Sóstenes, decisão tem como objetivo evitar a extradição para o Brasil. Mesmo com a renúncia, Zambelli segue condenada, com

Política xDestaque3

Carla Zambelli: quem são os deputados que votaram para salvar o mandato da foragida

11/12/2025

Confira como votou cada parlamentar na sessão que rejeitou a cassação de Carla Zambelli Por Ivan Longo Um dia após aprovar o

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.