Imposto do Pix? Criminosos já usam fake news de bolsonaristas para aplicar golpes em nome da Receita
Grandes números da cadeia do milho na safra 2021/22
A cultura do milho se consolidou como uma das principais culturas para o agronegócio brasileiro, com números expressivos e que influenciam positivamente na composição do PIB do nosso país. Para mostrar a importância dessa cultura, trazemos neste artigo os grandes números da cadeia do milho na safra 2021/22, que se encerrou recentemente. Vamos lá?
Produção global da cadeia do milho na safra 2021/22
A produção global de milho na safra 2021/22 foi recorde. Durante o ciclo, foram produzidos 1,12 bilhão de toneladas do cereal, sendo os principais responsáveis por isso os EUA, a China e o Brasil, respectivamente.
Consumo global de milho na safra 2021/22
Como de costume, os indicadores de consumo do milho ficaram muito próximos dos números de produção na safra 2021/22. O consumo do cereal foi de praticamente 1,2 bilhão de toneladas, com os principais players neste quesito sendo EUA, China, União Europeia e Brasil. Juntos, os norte-americanos e os chineses são responsáveis por mais da metade do consumo mundial de milho.
Falando especificamente sobre o consumo brasileiro de milho em 2021, cerca de 80% do cereal produzido pelo terceiro maior produtor de milho do mundo é consumido internamente, sendo a maioria direcionada para a alimentação animal e o saldo direcionado para alimentação humana, indústria e energética. Segundo o MAPA, até a safra 2030/31, a previsão é que o consumo interno de milho no Brasil cresça 23%, com volume adicional de 16,6 milhões de toneladas.
Exportações de milho na safra 2021/22 cresceram e Brasil foi destaque
Ainda que os Estados Unidos reinem absolutos em todos os principais indicadores sobre a cadeia do milho, o destaque das exportações do cereal ficou com o Brasil, que alcançou a terceira posição no comércio global, atrás dos norte-americanos e argentinos, respectivamente. A projeção é que as exportações brasileiras alcancem o segundo lugar mundial já na safra 2022/23, com um total de mais de 41 milhões de toneladas exportadas.
Projeções para a cadeia do milho nos próximos dez anos no Brasil
A estimativa é que a cadeia de milho siga se desenvolvendo em todo o mundo nos próximos dez anos, especialmente no Brasil, que deve ganhar cada vez mais destaque no cenário mundial.
Dados divulgados pelo Ministério da Agricultura apontam para crescimento nos três principais indicadores sobre a safra de milho brasileira até o ciclo 2031/32:
- Produção de praticamente 150 milhões de toneladas, um incremento de +32,3% em relação ao ciclo de 2021/22.
- Consumo interno de mais de 100 milhões de toneladas de milho na safra 2031/32, um crescimento de +32,7% em relação ao último ciclo fechado em 2021/22.
- Exportações devem ser de 46,3 milhões de toneladas, um incremento de +25,1%
Esses foram os grandes números da cadeia do milho na safra 2021/22. Para acompanhar outras informações sobre o cereal, acesse os outros artigos aqui do blog. Para saber mais sobre a empresa especialista em sementes, acesse o nosso Instagram e confira conteúdos exclusivos sobre o agronegócio.