(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Vereador do PL diz que “estudar não deveria ser para todo mundo”

Ferran Torres decide, e Espanha é bicampeã mundial

Convenções partidárias começam nesta segunda; veja o que muda

Edir Macedo injeta R$ 1,5 bilhão para tentar viabilizar venda do Digimais

O moralismo seletivo e a falência da ética como discurso político na Bahia

  1. Home
  2. Saúde Pública
  3. InfoGripe: Influenza A avança em estados do Norte e Nordeste
Saúde Pública xDestaque1

InfoGripe: Influenza A avança em estados do Norte e Nordeste

14/12/2025 6 min read

AA

 InfoGripe: Influenza A avança em estados do Norte e Nordeste
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Boletim da Fiocruz aponta aumento de hospitalizações nessas regiões e reforça a importância da vacinação para grupos de risco

O novo Boletim InfoGripe, divulgado nesta sexta-feira (12) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), alerta para o crescimento do número de hospitalizações por influenza A em alguns estados da Região Norte — Amazonas, Pará e Tocantins — e Nordeste — Bahia, Piauí e Ceará —, além de Santa Catarina. Já no Sudeste, a tendência é de queda, embora em ritmo mais lento no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

Diante do cenário, a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, reforça a importância da vacinação para os grupos de risco dessas localidades. “Qualquer sinal de piora dos sintomas da gripe, como febre persistente ou desconforto respiratório, o recomendado é procurar atendimento médico”, orienta.

Queda geral nos casos de SRAG

De forma geral, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) seguem em queda no país. O boletim indica que nenhuma unidade federativa apresentou incidência em nível de alerta, risco ou alto risco nas últimas duas semanas, com tendência de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas).

Apenas quatro estados apresentam níveis de incidência de SRAG classificados como alerta, risco ou alto risco, embora sem tendência de crescimento no longo prazo: Amazonas, Espírito Santo, Pará e Roraima.

Entre as capitais, apenas Boa Vista (Roraima) registra níveis de atividade de SRAG em risco, com sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo.

Vírus associados à SRAG

O rinovírus continua sendo a principal causa de hospitalização por SRAG em crianças e adolescentes até 14 anos. O boletim também indica leve aumento de casos associados ao metapneumovírus em crianças de até dois anos.

A Covid-19, mesmo em níveis baixos em todos os estados, segue entre as principais causas de internação por SRAG em idosos nas últimas semanas.

Prevalência dos vírus entre casos e óbitos

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, entre os casos positivos de SRAG, a prevalência foi de:

  • 41,1% – rinovírus
  • 22,9% – influenza A
  • 12,1% – Covid-19
  • 4,8% – vírus sincicial respiratório (VSR)
  • 2,4% – influenza B

Entre os óbitos confirmados no período, os números indicam:

  • 40,5% – Covid-19
  • 33% – influenza A
  • 14,6% – rinovírus
  • 1,6% – VSR
  • 3,2% – influenza B

O levantamento do InfoGripe tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, atualizados até 6 de dezembro, e é referente à Semana Epidemiológica (SE) 49. Confira outros detalhes no link.

VEJA MAIS:

  • InfoGripe: alta nos casos de VSR reforça importância da vacinação
  • Brasil registra menor número de mortes por Aids em 32 anos e inaugura exposição sobre 40 anos de combate à doença
  • Primeira vacina 100% nacional contra a dengue é aprovada pela Anvisa
#Covid-19#Gripe#influenza#Saúde#Vacina#Vacinação

Fonte: Brasil 61

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« nov   jan »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Cultura xDestaque1

De tradição regional a fenômeno de consumo: o São João que o Brasil inteiro celebra

16/07/2026

Pesquisa da helloo mostra que a festa que saiu do Nordeste agora move viagens,  compras e marcas pelo país O

Jeremias Macário xDestaque2

A vacina do Butantan contra a dengue caiu mal na repercussão

11/06/2026

Se já existe no país aquele mundaréu de negativistas da ciência com o registro do baixo índice de vacinação no

Nordeste xDestaque3

Governo Lula contrata mais 191 mil cisternas para o Semiárido

08/06/2026

Desde 2023, programa já entregou 121 mil unidades e amplia segurança hídrica no país O Governo Federal ampliará o alcance

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.