(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Após vitória na isenção do IR, governo Lula mira agenda de alcance popular; veja as prioridades

Lula entrega mais de 2,8 mil casas do Minha Casa, Minha Vida em Imperatriz nesta segunda-feira

Governo do Estado deflagra operação para coibir venda de bebidas adulteradas em Salvador

Lula pediu retirada do tarifaço em conversa com Trump

As ‘alternativas presidenciais’ de Bolsonaro, segundo Ciro Nogueira

cmvc
  1. Home
  2. Direito e Cidadania
  3. Fim do circo! STF mantém Ramagem réu por golpe e enfrenta a Câmara



Direito e Cidadania xDestaque3

Fim do circo! STF mantém Ramagem réu por golpe e enfrenta a Câmara

10/05/2025 3 min read

AA

 Fim do circo! STF mantém Ramagem réu por golpe e enfrenta a Câmara

Ministros da 1ª Turma mostraram a bolsonaristas e aliados no parlamento, que aprovaram uma bizarrice inconstitucional, que Brasil ainda tem lei. Bolsonaro e seus aliados seguem réus

A tentativa da Câmara dos Deputados de encobrir Alexandre Ramagem com uma decisão que beirava o escárnio constitucional foi interrompida pelo Supremo Tribunal Federal. Em julgamento na Primeira Turma, a Corte formou maioria e restabeleceu parte da ação penal contra o parlamentar, mantendo-o réu por três crimes gravíssimos relacionados ao plano golpista: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Três dos cinco ministros já votaram e rejeitaram a tese da imunidade parlamentar como escudo absoluto. Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luiz Fux decidiram por garantir a continuidade do processo penal contra Ramagem, anulando o trecho mais drástico da decisão da Câmara, que buscava suspender todos os cinco crimes atribuídos ao deputado.

Ficaram temporariamente suspensas apenas as imputações de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, porque, segundo a acusação da Procuradoria-Geral da República, essas infrações ocorreram depois da diplomação de Ramagem — e, por isso, a Constituição permite a suspensão do processo durante o mandato.

Mas o Supremo foi categórico: a blindagem não vale para crimes cometidos antes da diplomação e, muito menos, pode ser estendida a outros acusados do mesmo processo. Isso significa que Jair Bolsonaro segue réu, ao lado de Ramagem, no núcleo central da articulação golpista.

Voto claro contra abusos da imunidade

O relator Alexandre de Moraes destacou que o benefício é individual e não se aplica nem a crimes fora do intervalo constitucional nem a corréus que não tenham mandato. Cristiano Zanin reforçou: permitir a suspensão integral da ação causaria efeitos colaterais inaceitáveis, protegendo até quem jamais foi eleito.

Assim, o Supremo impôs um freio técnico e jurídico à farra parlamentar. A decisão mostra que a Constituição continua valendo — e que tentativas de distorcê-la para proteger aliados políticos não passarão incólumes no sistema de Justiça.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« abr   jun »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Política Conquistense xDestaque2

Câmara promove Sessão Especial sobre direitos da pessoa idosa na próxima quarta, 1

30/09/2025

A Câmara de Vereadores realiza, na próxima quarta-feira, 1º de outubro, Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional e Internacional

Golpe de Estado xDestaque2

STF aciona Justiça Militar para perda de patentes de Bolsonaro e generais golpistas

12/09/2025

Ex-mandatário, que é capitão reformado, foi condenado a 27 anos; generais podem perder patentes  A Primeira Turma do Supremo Tribunal

Golpe de Estado xDestaque1

Votos e penas: como será a semana decisiva do julgamento de Bolsonaro

09/09/2025

STF retoma nesta terça (9) o julgamento de Bolsonaro e aliados; decisão final deve sair até sexta (12). Congresso em

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.