(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Na cidade de Glauber Rocha a arte a cultura ainda resistem apesar do profundo vazio instutucional

Festival de Forró do Brejo 2026

Câmara analisa proibição do termo “quarto de empregada” em contratos

É FALSA a informação que NA BAHIA MESÁRIOS(as) votam no lugar de eleitores(as) que não compareceram às urnas

Câncer de testículo registra 38,6 mil novos casos no mundo entre 20 e 39 anos e concentra 61,67% das mortes no Brasil nessa faixa etária

  1. Home
  2. Direito e Cidadania
  3. Mais de 42 mil pessoas estão presas no Brasil por porte de até 25g de maconha, aponta estudo



Direito e Cidadania xDestaque2

Mais de 42 mil pessoas estão presas no Brasil por porte de até 25g de maconha, aponta estudo

26/06/2024 3 min read

AA

 Mais de 42 mil pessoas estão presas no Brasil por porte de até 25g de maconha, aponta estudo
O STF formou maioria na terça-feira para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal e define nesta quarta-feira a quantidade que vai diferenciar usuário e traficante

 Dados do Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontam que se até 25 gramas de maconha fossem consideradas quantidade para uso pessoal, como defendem alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mais de 42 mil pessoas não estariam presas no Brasil.

Segundo o UOL, o estudo aponta que 42.631 detentos não fariam parte do sistema prisional brasileiro se até 25 gramas de maconha e 10 gramas de cocaína fossem consideradas quantidades para uso pessoal e não tráfico. A libertação dessas pessoas poderia resultar em uma economia de R$ 1,3 bilhão por ano para o Estado. Os números aumentam se o limite for estendido para até 100 gramas de maconha e 15 gramas de cocaína, beneficiando 67.583 pessoas e economizando cerca de R$ 2,1 bilhões por ano. “Trata-se de recursos desperdiçados, que poderiam ter uma destinação muito mais nobre e eficaz para melhorar as condições de segurança”, afirmam os pesquisadores no relatório.

Os cenários testados pela pesquisa foram apontados como “compatíveis com padrão de uso”, segundo especialistas. “O estabelecimento de critérios objetivos —quantidades de referência para os aplicadores da lei penal de drogas — favoreceria maior racionalidade, justiça e equidade nessa distinção [entre usuários e traficantes]”, diz o texto.

O STF decidiu nesta terça-feira (25) que não é crime portar maconha para uso pessoal. Em um julgamento que já dura nove anos, oito dos 11 ministros votaram a favor de tratar o porte de maconha apenas como ato ilícito, sem natureza penal. A partir desta quarta-feira (26), os ministros começam a votar qual será a quantidade que diferencia usuário de traficante.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
« maio   jul »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Governo LULA xDestaque3

Governo Lula ajusta sua comunicação – e acerta o tom (vídeo)

21/04/2026

Conquistas econômicas e sociais do governo Lula foram destacadas num vídeo dinâmico e rápido, com mensagem clara e fácil de

Internacional xDestaque1

Lula defende agro e energia limpa em feira na Alemanha

20/04/2026

Na abertura da feira de Hannover, presidente diz que o Brasil pode ajudar a Europa a descarbonizar sua indústria e

Política xDestaque2

Motta afirma que fará tramitação ‘sem atropelo’ de PEC 6×1 e deixa de lado projeto do governo

16/04/2026

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quarta-feira (15) que seguirá com a tramitação da proposta

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.