(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Vereador do PL diz que “estudar não deveria ser para todo mundo”

Ferran Torres decide, e Espanha é bicampeã mundial

Convenções partidárias começam nesta segunda; veja o que muda

Edir Macedo injeta R$ 1,5 bilhão para tentar viabilizar venda do Digimais

O moralismo seletivo e a falência da ética como discurso político na Bahia

  1. Home
  2. Pesquisas eleitorais
  3. Cai a vantagem de Flávio Bolsonaro sobre Lula em São Paulo, aponta Paraná Pesquisas
Pesquisas eleitorais xDestaque3

Cai a vantagem de Flávio Bolsonaro sobre Lula em São Paulo, aponta Paraná Pesquisas

18/04/2026 3 min read

AA

 Cai a vantagem de Flávio Bolsonaro sobre Lula em São Paulo, aponta Paraná Pesquisas
Levantamento mostra Flávio ainda à frente de Lula, mas com redução da diferença no maior colégio eleitoral do país

A vantagem do pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL) sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo diminuiu, segundo pesquisa divulgada neste sábado (18) pelo Instituto Paraná Pesquisas. Apesar da redução, Flávio segue liderando as intenções de voto no estado, o maior colégio eleitoral do país.

Foram simulados dois cenários eleitorais, incluindo um de primeiro turno com diversos pré-candidatos e outro de segundo turno. Os dados indicam que, embora Flávio mantenha a dianteira, Lula encurtou a distância em relação ao adversário.

Cenário de primeiro turno

Na simulação com vários candidatos, Flávio Bolsonaro aparece com 39,3% das intenções de voto, enquanto Lula registra 36%. Em seguida, aparecem Ronaldo Caiado (2,9%) e Romeu Zema (2,6%).

Outros nomes citados incluem Renan Santos (2,1%), Augusto Cury (1,8%) e Cabo Daciolo (1%). Rui Costa Pimenta e Samara Martins têm 0,8% cada, enquanto Aldo Rebelo soma 0,4% e Hertz Dias, 0,1%.

Os eleitores que afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum candidato representam 7,2%, enquanto 5,2% não souberam ou não opinaram.

Simulação de segundo turno

No cenário de segundo turno, Flávio Bolsonaro aparece com 48,1% das intenções de voto, contra 40,3% de Lula. Nesse caso, 7,2% dos entrevistados indicaram voto branco ou nulo, e 4,3% não souberam responder.

Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em fevereiro, a vantagem de Flávio diminuiu. No levantamento anterior, ele tinha 49,1% das intenções de voto, enquanto Lula registrava 38,2%, o que indicava uma diferença mais ampla entre os dois candidatos.

Avaliação do governo

O estudo também avaliou a percepção dos eleitores sobre o governo federal. Segundo os dados, 42,6% aprovam a gestão de Lula, enquanto 54,4% desaprovam. Outros 3,1% não souberam opinar.

Na avaliação qualitativa, 11,1% consideram o governo ótimo e 18,4% bom. Já 22,3% classificam como regular, enquanto 8,1% avaliam como ruim e 38,8% como péssimo.

A pesquisa também analisou a avaliação do governo de São Paulo. A gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) é vista de forma positiva por 47,3% dos entrevistados, enquanto 22,6% têm avaliação negativa.

Metodologia

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.600 eleitores em 80 municípios paulistas entre os dias 11 e 14 de abril. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR 08453/2026.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
abril 2026
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
« mar   maio »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
ENTREVISTA xDestaque3

Marco Aurélio de Carvalho: “4º mandato de Lula vai resgatar a união nacional. Bolsonarismo será varrido em definitivo”

19/07/2026

Coordenador das campanhas de reeleição do presidente Lula e eleição de Fernando Haddad em São Paulo, advogado fundador do Prerrô

Segurança Pública xDestaque1

Foto de Flávio Bolsonaro com Sicário é real e não foi gerada por IA, cravam plataformas especializadas

18/07/2026

Análise da SignaIP descartou inserções, recortes e sinais de geração artificial; testes feitos pela Fórum também classificaram o arquivo como

Segurança Pública xDestaque1

Em foto, Flávio Bolsonaro aparece ao lado de sicário de Vorcaro

15/07/2026

Senador afirma não conhecer Luiz Phillipi Mourão, apontado pela PF como operador de grupo suspeito de monitorar e ameaçar adversários

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.