(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Nas rodovias do futuro, o ativo mais valioso não será o asfalto, mas a IA mais precisa

Aprovado na CCJ projeto de Alice Portugal que reconhece a Irmandade da Boa Morte como Manifestação Cultural Nacional

Morre José Cerqueira dirigente político de Vitória da Conquista

Lula anuncia que zerou fila do INSS

Datafolha: Lula tem 38% e lidera corrida presidencial; Augusto Cury vai a 8%

  1. Home
  2. Opinião
  3. Um museu da Imprensa
Opinião xDestaque1

Um museu da Imprensa

12/04/2023 4 min read

AA

 Um museu da Imprensa
Jornalista Jeremias Macário

   Essa ideia surgiu há muitos anos quando eu ainda era diretor do Sindicatos dos Jornalistas da Bahia-Sinjorba, em Vitória da Conquista, no início dos 2000 e quando elaborava o livro “A Imprensa e o Coronelismo na Região Sudoeste”. Nasceu também quando conseguimos, em meu mandato como dirigente sindical, um terreno doado pela Prefeitura Municipal, no Bairro Santa Cecília, para os jornalistas conquistenses.

    Essa história é longa, mas o terreno foi registrado em cartório, inclusive com a planta da Casa dos Jornalistas e nela estaria incluído este museu com a finalidade de resgatar a memória da imprensa de Conquista e região. Os tempos passaram. São mais de 20 anos e não se sabe hoje com quem está esse projeto depois do falecimento de Edna Nolasco, com a qual cheguei a tratar do assunto.

    Há alguns anos retomei a ideia do museu com o companheiro Luis Fernandes (falecido) e Rui Medeiros, inclusive com a proposta de ser instalado numa casa antiga da prefeitura, mas, infelizmente, não houve continuidade. Nem chegamos a ver essa possibilidade com o prefeito da época.

Neste domingo (dia 09/04) estive no Museu Kard e apresentei a sugestão para Alan Kardec que topou, com entusiasmo, ceder um espaço no local para a criação do Museu da Imprensa de Vitória da Conquista.

   Ele acrescentou que a categoria montasse uma equipe de trabalho para fazer um esboço do projeto e cair em campo no resgate de peças, equipamentos (linotipo), jornais antigos, máquinas fotográficas, gravadores, máquinas de datilografia e outros objetos relacionados com a nossa imprensa.

   Por áudio tive uma longa conversa hoje com o nosso companheiro do antigo e conceituado jornal Hoje, se não me engano, Paulo Nunes (bom de memória) que fez uma leitura minuciosa sobre a história dos jornais aqui em Conquista e algumas cidades da região, considerando ser o Museu da Imprensa de fundamental importância para não deixar que toda essa memória se perca com o tempo. Trocamos boas informações, muitas das quais nem conhecia. Lembramos de nomes, periódicos e fatos curiosos.

    Paulo Nunes propôs, inclusive, fazer parte de um grupo de trabalho para alavancar meios para retornarmos o terreno dos jornalistas, doado pela prefeitura, e estudar a viabilidade da construção da Casa dos Jornalistas e do Museu da Imprensa.

   Sabemos que a tarefa não é tão fácil assim, mas basta uma disposição de toda classe e colocarmos aquele jargão de “a união é que faz a força” para colocarmos a ideia em prática. Até brincamos que já estamos com idades avançadas, mas isso não importa porque o projeto ficaria para a posteridade e para esses moços que estão aí na labuta da profissão.

   Fico a pensar e a me indagar do porquê que as coisas em Conquista são tão difíceis de acontecer?  Acho que faltam disposição e compromisso coletivo. Na realidade, existe entre nós um grande individualismo onde cada um só quer saber de si visando apenas seus interesses. A verdade é dura, mas deve ser dita.

    Com o advento da internet e dos meios eletrônicos em geral, os jornais foram substituídos por sites e blogs e hoje pouca gente ler textos, mesmo sendo nas telas dos celulares ou no computador. Existem muito mais leitores de manchete e títulos. Não é por isso que não temos a missão de recuperarmos essa história da imprensa em nossa região através da implantação de um museu.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
abril 2023
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
« mar   maio »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Jeremias Macário xDestaque1

O São João show business

18/06/2026

Prometi a mim mesmo não mais falar ou fazer algum comentário sobre o nosso saudoso São João tradicional nordestino, mas

Jeremias Macário xDestaque2

Sarau debate “Casas de farinha”

16/06/2026

A professora e doutora Marise Oliveira Santos foi a palestrante do “Sarau A Estrada”, realizado no último sábado (dia 13/06/2026),

Jeremias Macário xDestaque2

A vacina do Butantan contra a dengue caiu mal na repercussão

11/06/2026

Se já existe no país aquele mundaréu de negativistas da ciência com o registro do baixo índice de vacinação no

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.