(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Governo Lula entrega 4 ambulâncias zero KM- (SAMU-192) ao governo de Vitória da Conquista

Além de Guanambi, Vitória da Conquista também terá apenas voos em avião de nove lugares para Salvador

Motta afirma que fará tramitação ‘sem atropelo’ de PEC 6×1 e deixa de lado projeto do governo

Deputado Zé  Raimundo pede empenho do Governo para viabilizar mais vôos entre Conquista e Salvador

BC aprovou, na gestão Campos Neto, compra de banco por Vorcaro após rejeição oito meses antes

  1. Home
  2. Política
  3. Tentativa de golpe gera onda em defesa da democracia



Política xDestaque1

Tentativa de golpe gera onda em defesa da democracia

13/01/2023 8 min read

AA

 Tentativa de golpe gera onda em defesa da democracia

Presidente Lula se reuniu com chefes dos poderes para discutir ações pós tentativa de golpe Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Reunião de líderes dos poderes amarra ações entre executivo, legislativo e judiciário em defesa da democracia e gera documento conjunto.
Por Marcelo Menna Barreto 

Foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 9, reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os chefes dos demais poderes sobre a tentativa de golpe de estadoe atos terroristas em Brasília no domingo, 8. Nota conjunta manifesta união dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário na defesa da democracia.

Também participaram o ministro da Defesa, José Múcio, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, além dos ministros do STF Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli.

O documento foi assinado pelos Presidente da República, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) e a ministra Rosa Maria Pires Weber, Supremo Tribunal Federal (STF). O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB) assinou como Presidente em Exercício do Senado.

Além de repudiar “os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem em Brasília”, a nota enfatiza que as providências institucionais estão sendo devidamente tomadas conforme a legislação do Brasil.

Em uma conclamação para que a sociedade mantenha serenidade e a defesa da paz e da democracia no país, a nota enfatiza que o país “precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso e justiça social da nação”.

CPI dos Atos Antidemocráticos e tentativa de golpe

No Senado já foram coletadas 31 assinaturas, quatro além das 27 necessárias, para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar dos Atos Antidemocráticos que vêm ocorrendo no Brasil.

A CPI é uma proposta de lideranças de governo. O objetivo é “investigar a responsabilidade” de todas as pessoas que contribuíram para os atos terroristas de violência, depredação e intolerância que praticamente destruíram as sedes dos três poderes no domingo, 8.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), interrompeu uma viagem de férias à França para retorna à Brasília. Ele deve chegar já nesta terça-feira, 10, com a ideia de instalar a comissão. O presidente

Reunião do Congresso e governadores

Ainda há a expectativa de que até a noite dessa segunda-feira, 9, o presidente do Senado convoque sessão do Congresso Nacional provavelmente para a noite desta segunda-feira, 9, para analisar o decreto de intervenção no Distrito Federal emitido ontem pelo presidente da República. “No mais tardar, nas primeiras horas da terça”, informa o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP).

Após o encerramento do encontro com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário, Lula iniciou reunião com os ministros da Defesa e da Justiça e Segurança Pública, José Mucio Monteiro e Flávio Dino (PSB).

As 18 horas desta  Lula deve se encontrar com diversos governadores que articularam ainda no domingo uma reunião com o presidente da República para manifestar sua solidariedade e também traçar ações comuns contra o terrorismo que está sendo praticado por bolsonaristas no país.

Os governadores Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), de São Paulo, ex-ministro bolsonarista e Ratinho Júnior (Carlos Roberto Massa Jr (PSD), do Paraná anunciaram que não participarão da reunião. Romeu Zema, do partido Novo, governador de Minas Gerais, até o fechamento desta matéria anjda  não havia confirmado presença.

Leia a íntegra da nota:

“Nota em Defesa da Democracia

Os poderes da República, defensores da democracia e da Carta Constitucional de 1988, rejeitam os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem (domingo) em Brasília.

Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras.

Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria.

O país precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso e justiça social da nação.”

*Com edição e colaboração de César Fraga

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
janeiro 2023
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« dez   fev »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Governo LULA xDestaque1

Governo Lula entrega 4 ambulâncias zero KM- (SAMU-192) ao governo de Vitória da Conquista

16/04/2026

A Prefeitura de Vitória da Conquista entregou, na manhã de hoje (16), quatro novas ambulâncias que passarão a reforçar o

Sudoeste da Bahia xDestaque3

Além de Guanambi, Vitória da Conquista também terá apenas voos em avião de nove lugares para Salvador

16/04/2026

Foto: Tatiana Azeviche A Azul Linhas Aéreas vai reduzir o porte da aeronave utilizada na rota entre Vitória da Conquista

Política xDestaque2

Motta afirma que fará tramitação ‘sem atropelo’ de PEC 6×1 e deixa de lado projeto do governo

16/04/2026

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quarta-feira (15) que seguirá com a tramitação da proposta

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.