(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Vitória da Conquista ganhou um “Teco-Teco”

Daniel Vorcaro bancou R$ 11,9 milhões em festas com políticos em NY: da “Noite das Astronautas” à degustações de whiskys e charutos

Relator, Zé Raimundo destaca fortalecimento da Justiça baiana com ampliação do número de desembargadores

Governo da Bahia realiza obras de Infraestrutura em mais de 8 mil km de rodovias

Corpus Christi 2026: Rodovias baianas devem receber cerca de 600 mil veículos no feriado prolongado

  1. Home
  2. História de Vitória da Conquista
  3. A casa de dr. caiu: retrato da ausência de politica pública do patrimônio cultural em Vitória da Conquista – BA
História de Vitória da Conquista xDestaque3

A casa de dr. caiu: retrato da ausência de politica pública do patrimônio cultural em Vitória da Conquista – BA

10/11/2022 3 min read

AA

 A casa de dr. caiu: retrato da ausência de politica pública do patrimônio cultural em Vitória da Conquista – BA

 

Por Alexandre Aguiar

A casa onde viveram os pais do cantor, compositor, acadêmico brasileiro de letras e ex-ministro da cultura nos primeiros governos Lula, Gilberto Gil, caiu.

Dr Gil e Dona Claudina Gil Moreira (in memorian) foram radicados em Vitória da Conquista numa etapa considerável de suas vidas.

A memória coletiva dos Conquistenses recorda do médico dermatologista, caridoso e gentil, Dr. Gil Moreira, que costumava varrer a pracinha onde morou com a esposa.

Daí o nome popular da Pracinha que oficialmente recebe o nome do jurista Orlando Leite, escritor de “O carvalho de Rui Barbosa”, ser Pracinha do Gil.

O interesse local no Patrimônio Cultural material da imóvel onde viveram os pais do artista, estava além das contribuições do filho famoso à nação.

Em Vitória da Conquista Dr. Gil foi médico e politico, tendo ocupado o cargo de vereador, eleito pelo voto popular, cuja a pracinha apelidada com seu nome foi palco das Micaretas de Conquista.

A casa de Dr. Gil caiu por mão de gente, na realidade foi parcialmente demolida e inteiramente descaracterizada, onde no lugar está edificado um prédio comercial recente

Diferente tratamento é dispensado a memória de Dona Canô na cidade de Santo Amaro, onde a mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia recebeu e ainda recebe todas as homenagens, dando nome inclusive para um teatro.

O Município de Vitória da Conquista tem pecado por negligência à política pública de preservação do patrimônio cultural material e imaterial, inclusive o teatro municipal se encontra fechado.

Exite um Pacote de Leis Municipais Ordinárias tramitado no Conselho de Cultura em maio de 2021, indicado por unanmidade no Poder Legislativo em abril de 2022 e pendente da deliberação do Poder Executivo..

O remédio constitucional para romper a omissão Publica Municipal, dada a ausência de legislação com politicas publicas para superar as perdas e danos ao patrimônio cultural, ensinou Ulisses Guimarães, é o mandado de Injunção.

Vai ter luta e labuta!

Sobre o autor: o palhaço que recebeu Dr.Gil em uma festa de aniversário.
https://www.instagram.com/p/CkyMWAdO3Ac_R-lETPPkfjNaz9YDGyrGrVTsyI0/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
novembro 2022
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
« out   dez »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Jeremias Macário xDestaque2

Vitória da Conquista ganhou um “Teco-Teco”

05/06/2026

Ao colocar um avião “Teco-Teco”, fazendo linha Vitória da Conquista-Salvador, com apenas nove pessoas, a companhia Azul Linhas Aéreas está

Segurança Pública xDestaque1

Daniel Vorcaro bancou R$ 11,9 milhões em festas com políticos em NY: da “Noite das Astronautas” à degustações de whiskys e charutos

03/06/2026

Planilha apreendida pela PF no celular do ex-controlador do Banco Master cita “Noite das Astronautas”, degustação de whiskys e charutos

Política da Bahia xDestaque1

Relator, Zé Raimundo destaca fortalecimento da Justiça baiana com ampliação do número de desembargadores

03/06/2026

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (2), o Projeto de Lei nº 26.291/2026, de autoria

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.