(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

URGENTE: Bolsa Família será cortado em 2 anos, informa coordenadora de Flávio Bolsonaro

Morre aos 84 anos Benito di Paula, autor de grandes clássicos da MPB

Governo da Bahia amplia rede de saúde com novos serviços e entrega de ambulâncias nesse sábado (17)

“Ao invés de ficar falando que é honesto, prove que é honesto”: o ponto alto de Lula no confronto com Flávio

Mais de 4 mil seções eleitorais tiveram locais de votação alterados

  1. Home
  2. Bahia
  3. CGU encontra equipamentos da Codevasf em fazenda de vereador
Bahia xDestaque1

CGU encontra equipamentos da Codevasf em fazenda de vereador

08/02/2023 8 min read

AA

 CGU encontra equipamentos da Codevasf em fazenda de vereador

Em auditoria sobre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na Bahia, a Controladoria-Geral da União (CGU) diagnosticou falhas nos critérios de distribuição e na fiscalização de equipamentos doados pelo governo federal.

Um caminhão, um trator, canos e caixas d’água comprados pelo governo foram localizados na fazenda de um vereador de Cocos (BA), que também é presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Cubículo.

A situação foi considerada um potencial desvio de finalidade da doação.

O presidente da associação trata-se do vereador Gregson Luz. Segundo o relatório do órgão de controle do governo federal, Luz disse à fiscalização que iria cobrar de terceiros o aluguel dos equipamentos, o que pode fazer com que ele tenha “vantagens indevidas” com a doação.

Luz foi eleito pelo União Brasil, partido de Elmar Nascimento, deputado federal da Bahia que controla a Codevasf no estado e nacionalmente. Procurado, Elmar Nascimento não se manifestou. Luz não foi localizado.

Equipamentos da Codevasf encontrados na fazenda de vereador de Cocos (BA)

Equipamentos da Codevasf encontrados na fazenda de vereador de Cocos (BA)CGU

Equipamentos da Codevasf encontrados na fazenda de vereador de Cocos (BA)

Equipamentos da Codevasf encontrados na fazenda de vereador de Cocos (BA)

Equipamentos da Codevasf encontrados na fazenda de vereador de Cocos (BA

Também foi encontrado um trator doado para uma associação do município de Santa Maria da Vitória (BA) em uma fazenda privada em São Félix do Coribe (BA), cidade vizinha, situação em que a CGU também viu risco de desvio de finalidade. O órgão do governo federal diz que não há fiscalização da companhia sobre o destino dos bens doados às associações.

A Codevasf afirma que as doações ocorrem apenas após pareceres técnicos e que observa as recomendações dos órgãos de controle.

Segundo a companhia, o uso de equipamentos nas propriedades dos integrantes de uma associação está de acordo com a finalidade da doação.

“Muitas das entidades não possuem sede própria; nesses casos, suas reuniões ocorrem em locais como escolas, igrejas e quadras esportivas. Assim, a guarda do bem por associados tem por objetivos a segurança do equipamento e a redução de custos de vigilância”, diz a companhia.

A Codevasf diz ainda que, caso necessário, as associações podem cobrar pela operação e manutenção dos bens, já que elas são responsáveis por manter os tratores e caminhões em funcionamento. E frisa que, se for constatado desvio de finalidade, os itens devem ser retornados.

Realizada no fim do ano passado, a auditoria da CGU constatou que, na maioria dos casos, os equipamentos doados pela Codevasf da Bahia estavam sendo utilizados para o fim a que se destinam, de estímulo à agricultura familiar.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
fevereiro 2023
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  
« jan   mar »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Eleições 2026 xDestaque1

URGENTE: Bolsa Família será cortado em 2 anos, informa coordenadora de Flávio Bolsonaro

19/10/2026

Daniella Marques, responsável pelas políticas econômicas do candidato do PL, avisou que beneficiários terão prazo de 24 meses para “abrir

Cultura xDestaque1

Morre aos 84 anos Benito di Paula, autor de grandes clássicos da MPB

19/10/2026

Cantor e compositor, autor de clássicos como “Retalhos de cetim” e “Do jeito que a vida quer”, foi um dos

Governo da Bahia xDestaque1

Governo da Bahia amplia rede de saúde com novos serviços e entrega de ambulâncias nesse sábado (17)

19/10/2026

Ações conjuntas com o Ministério da Saúde contemplam cirurgias oftalmológicas, atendimento cardiológico e reforço à rede de urgência e emergência

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.