(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Flávio Bolsonaro usou imóvel que pertenceu a cunhado de Vorcaro em São Paulo durante campanha

Nova escola de tempo integral amplia oferta para educação em São Miguel das Matas

O encontro de Vânia com Lula

Estudante do CE conquista melhor nota do mundo na Olimpíada Internacional de Economia

Inflação de alimentos caiu de 56% para 13%, destaca Lula em comparação com Bolsonaro

  1. Home
  2. Política
  3. STF mantém perdão a partidos por descumprimento de cotas eleitorais
Política xDestaque1

STF mantém perdão a partidos por descumprimento de cotas eleitorais

19/06/2026 3 min read

AA

 STF mantém perdão a partidos por descumprimento de cotas eleitorais

Alexandre de Moraes votou contra a medida, mas ficou vencido pela maioria da Corte

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (19) para manter a validade da Emenda Constitucional 133/2024, que impede a aplicação imediata de multas a partidos políticos que descumpriram, em eleições anteriores, as regras de destinação de recursos para candidaturas de mulheres e de pessoas pretas e pardas. Apesar do voto contrário do ministro Alexandre de Moraes, a maioria da Corte entendeu que a norma aprovada pelo Congresso Nacional deve ser preservada.

Segundo a CNN Brasil, até o momento, o placar é de 6 votos a 4. O julgamento segue aberto no plenário virtual do STF até quinta-feira (26). Em voto-vista apresentado nesta sexta-feira (19), Moraes acompanhou a divergência inaugurada pelo ministro Flávio Dino e defendeu a inconstitucionalidade do dispositivo.

Segundo o magistrado, a adoção de um tratamento mais brando para partidos que deixaram de cumprir as regras de distribuição de recursos para candidaturas negras contraria parâmetros de igualdade estabelecidos pelo próprio Supremo. Para Moraes, a flexibilização das punições representa uma “anistia contrária aos valores constitucionais” e acaba por legitimar o descumprimento de políticas de ação afirmativa.

Entendimento de Zanin prevalece

Prevaleceu, contudo, o voto do relator do caso, ministro Cristiano Zanin. De acordo com ele, a emenda não configura anistia, mas cria um mecanismo de transição e compensação para os partidos.

Pela regra mantida pelo STF, as legendas ficam dispensadas do pagamento imediato das multas aos cofres públicos. Em contrapartida, deverão compensar os valores devidos por meio de investimentos em candidaturas negras nas quatro eleições seguintes, a partir de 2026.

Acompanharam o relator os ministros Dias Toffoli, André Mendonça, Nunes Marques, Luiz Fux e Gilmar Mendes. Na corrente divergente, além de Moraes e Flávio Dino, votaram os ministros Cármen Lúcia e Edson Fachin.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« maio   jul »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Direito e Cidadania xDestaque3

Moraes diz que Mendonça liberou só o “conveniente” e omitiu 180 peças

11/09/2026

Ministro pediu a Fachin que documentos sejam tirados do sigilo. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, pediu ao presidente

Segurança Nacional xDestaque3

Cerimedo: como ação no STF pode conectar live do golpe, em 2022, à suposta “granja de bots” para Flávio Bolsonaro

31/08/2026

Notícia de Fato Superveniente, apresentada a Alexandre de Moraes, requer busca de dados de celulares e equipamentos apreendidos na Bolívia

Política xDestaque2

Ministros do TSE afirmam que PL não pode usar Bolsonaro em campanha

13/08/2026

Ministros avaliam que restrição imposta pelo STF impede PL de explorar imagem do ex-presidente na propaganda eleitoral. Ministros do Tribunal

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.