(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Senhor do Bonfim recebe pacote de investimentos em infraestrutura, saneamento e agricultura familiar

MST realiza o plantio de 5 mil mudas na semana do Meio Ambiente

Júlio Pinheiro destaca compromisso de Jerônimo com o desenvolvimento dos municípios baianos

Tarifa Zero: Fórum realiza seminário em Brasília; inscreva-se

Câmara entrega Prêmio Conhecimento que Conquista e celebra produção científica voltada para Vitória da Conquista

  1. Home
  2. Artigos
  3. O silêncio do triângulo: quem expulsou o forró do São João e transformou a festa em um balcão de cachês milionários?
Artigos xDestaque2

O silêncio do triângulo: quem expulsou o forró do São João e transformou a festa em um balcão de cachês milionários?

06/06/2026 3 min read

AA

 O silêncio do triângulo: quem expulsou o forró do São João e transformou a festa em um balcão de cachês milionários?

O resultado é que o São João vai perdendo sua identidade, trocando o som da sanfona pelo teclado eletrônico, arrocha e sertanejos sem lastro, horror musical e pela lógica do mercado. A festa vai excluindo sem dó nem piedade, o [nordeste] de sua grade musical.

Não é raro ouvir a pergunta: “Onde foram parar os sanfoneiros, os trios de forró, os cantadores e os artistas que construíram a identidade do São João?”

O debate não é exatamente contra este ou aquele cantor. A questão é que, quando os maiores cachês e os melhores horários são ocupados por sertanejo, arrocha ou outros gêneros, o forró tradicional perde espaço simbólico e econômico. O próprio forrozeiro Adelmário Coelho tem defendido mais protagonismo para os artistas locais e para o forró raiz nos festejos juninos.

Ao mesmo tempo, há uma contradição interessante: o público do forró não desapareceu. Em Salvador, por exemplo, shows de artistas como Flávio José, Léo Estakazero e outros nomes do pé-de-serra continuam lotando espaços dedicados ao gênero durante o São João.

Talvez o problema seja outro: o mercado descobriu que determinados artistas geram mais visibilidade, patrocínio e circulação nas redes sociais. E, aos poucos, a lógica comercial passou a orientar festas que nasceram como expressão cultural popular. Em discussões recentes na internet, muitos nordestinos reclamam justamente que os palcos juninos estão ficando parecidos entre si, com menos espaço para o forró tradicional e para artistas regionais.

Se eu transformasse sua reflexão em um parágrafo de opinião, ficaria assim:

 Cadê os novos Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Flávio José? Cadê os trios de sanfona, zabumba e triângulo que fizeram do São João a maior festa popular do Nordeste? Enquanto milhões são gastos para trazer atrações de fora, muitos artistas locais permanecem invisíveis, sem palco e sem investimento. O resultado é que o São João vai perdendo sua identidade, trocando o som da sanfona pelo teclado eletrônico e pela lógica do mercado. A festa continua grande, mas tem se ri tornado cada vez menos nordestina. Preservar o forró não é rejeitar outros ritmos; é garantir que a cultura que construiu essa celebração não seja empurrada para os bastidores da própria festa.
__
Joilson Bergher.
Analista Crítico de Política e Sociedade.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« maio    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Cultura xDestaque2

De quem é a rua? Vitória da Conquista e as imagens de uma cidade que precisa reencontrar sua humanidade. Por Joilson Bergher

02/06/2026

 Por Joilson Bergher. __ Vitória da Conquista segue produzindo imagens que causam indignação e tristeza. Uma cidade que, durante muito

Atividade Parlamentar xDestaque2

São João da Bahia: entre o forró e a política, o deputado Zé Raimundo marca presença no Sudoeste

26/06/2025

Em meio aos festejos tradicionais de São João, com forró, comidas e bebidas típicas que animam as cidades e comunidades

Artigos xDestaque2

Prefeitura gasta milhões e ignora o forró: a exclusão da cultura popular nos palcos de Vitória da Conquista

14/06/2025

Um minuto de João Gomes custa R$ 4.167,00: a face da pobreza e da desigualdade em Vitória da Conquista  

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.