(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Nas rodovias do futuro, o ativo mais valioso não será o asfalto, mas a IA mais precisa

Aprovado na CCJ projeto de Alice Portugal que reconhece a Irmandade da Boa Morte como Manifestação Cultural Nacional

Morre José Cerqueira dirigente político de Vitória da Conquista

Lula anuncia que zerou fila do INSS

Datafolha: Lula tem 38% e lidera corrida presidencial; Augusto Cury vai a 8%

  1. Home
  2. Internacional
  3. Manifestantes e policiais entram em confronto nos arredores do Congresso argentino
Internacional xDestaque3

Manifestantes e policiais entram em confronto nos arredores do Congresso argentino

19/02/2026 3 min read

AA

 Manifestantes e policiais entram em confronto nos arredores do Congresso argentino

A polícia recorreu ao uso de gás lacrimogêneo e canhões de água. Vídeo

Manifestantes e forças de segurança entraram em confronto nesta quinta-feira (19) em Buenos Aires, em meio ao avanço da reforma trabalhista proposta pelo governo do presidente ultradireitista Javier Milei. Os protestos ocorreram em frente ao Congresso argentino, onde deputados iniciaram o debate sobre o projeto que já havia sido aprovado pelo Senado na semana anterior.

A polícia recorreu ao uso de gás lacrimogêneo e canhões de água depois que participantes da mobilização tentaram romper bloqueios montados para isolar o prédio do Congresso, localizado na região central da capital. A repressão ocorreu no momento em que grupos avançavam em direção às barreiras de segurança, aumentando o clima de instabilidade nas ruas.

O projeto em discussão integra o pacote de reformas econômicas e institucionais defendido por Milei desde o início de seu mandato. A proposta altera pontos centrais da legislação trabalhista argentina, prevendo flexibilização de contratos, mudanças nas regras de férias e jornada de trabalho, além de facilitar demissões e impor restrições ao direito de greve.

Segundo a justificativa apresentada pelo governo, o objetivo da reforma é reduzir custos trabalhistas e incentivar a formalização do emprego. A Argentina enfrenta altos índices de informalidade: aproximadamente 40% dos trabalhadores atuam sem registro formal, o que, segundo o Executivo, dificulta o crescimento econômico e pressiona as contas públicas.

A iniciativa também tem sido alvo de críticas de sindicatos e movimentos sociais, que enxergam na reforma uma ameaça aos direitos conquistados historicamente pela classe trabalhadora. Para esses setores, o texto abre espaço para precarização das relações de trabalho e enfraquecimento do poder de negociação dos empregados.

Apesar da resistência nas ruas e da tensão crescente em Buenos Aires, o governo Milei aposta em uma tramitação acelerada. A expectativa do Executivo é que o projeto seja levado ao plenário da Câmara dos Deputados no dia 25 de fevereiro. O Planalto argentino pretende garantir a aprovação definitiva até 1º de março, data em que Milei deve abrir oficialmente o período de sessões ordinárias do Congresso.

O confronto desta quinta-feira evidencia o cenário de polarização política e social no país, onde reformas estruturais avançam em ritmo acelerado enquanto crescem protestos e manifestações contra as mudanças propostas pelo governo ultraliberal.

Argentina pegando fogo! Manifestantes e policiais entraram em confronto hoje em frente ao Congresso argentino durante atos populares contra a reforma trabalhista proposta por Milei, que ataca e prejudica os trabalhadores. pic.twitter.com/gSH3GcQer6

— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) February 19, 2026

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan   mar »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Política xDestaque2

Congresso acelera votação de pautas de Lula antes do recesso eleitoral

31/08/2026

Fim da escala 6×1, revisão da taxa das blusinhas, segurança pública e terras raras estão entre as prioridades desta semana

Internacional xDestaque1

Com virada espetacular, Argentina passa para a final da Copa

15/07/2026

Enzo Fernández e Lautaro Martínez garantem vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra; seleção de Messi enfrentará a Espanha

COPA 2026 xDestaque1

Messi marca, Argentina vence a Jordânia por 3 a 1 e fecha grupo com 100% de aproveitamento

28/06/2026

Craque chegou a seis gols nesta Copa do Mundo em vitória que confirmou a liderança argentina no grupo J. A

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.