(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Brasil lança em Belém o primeiro barco-escola a hidrogênio do mundo e lidera a transição logística verde

Especialistas desmistificam 5 mitos sobre a doação de rins em vida

Biológicos ganham protagonismo no campo e se consolidam como aliados estratégicos na safra 2025/26

Pix domina meios de pagamentos e movimenta R$ 15 trilhões no 1º tri, diz BC

Dor no peito: sempre merece atenção

secom governo bahia cmvc
  1. Home
  2. Municípios da Bahia
  3. Prefeitura na Bahia divulga nomes de 245 pessoas com HIV no Diário Oficial



Municípios da Bahia xDestaque1

Prefeitura na Bahia divulga nomes de 245 pessoas com HIV no Diário Oficial

23/09/2025 4 min read

AA

 Prefeitura na Bahia divulga nomes de 245 pessoas com HIV no Diário Oficial
CAROL - USO PRÓPRIO - 20

Os nomes foram incluídos em uma portaria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em 20 de setembro que suspendia a concessão do benefício a 600 pessoas após decisão judicial

(Folhapress) – A Prefeitura de Feira de Santana (109 km de Salvador) publicou no Diário Oficial uma lista com os nomes de 245 pessoas com HIV que eram beneficiárias de um programa de passe livre no transporte coletivo.

Os nomes foram incluídos em uma portaria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em 20 de setembro que suspendia a concessão do benefício a 600 pessoas após decisão judicial. A lista incluía soropositivos, pessoas com fibromialgia e com anemia falciforme.

Em nota, a gestão do prefeito José Ronaldo (União Brasil) informou que os nomes foram publicados indevidamente por uma falha no sistema, lamentou o erro e disse que reforça o seu compromisso com a privacidade dos cidadãos. A lista com os nomes foi retirada do ar.

A prefeitura ainda instaurou uma sindicância interna para investigar o vazamento dos dados. O resultado da apuração será divulgado em duas semanas.

Prefeitura

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A retirada do benefício foi determinada por uma decisão da Justiça, que revogou uma liminar que garantia os benefícios para os três grupos. A portaria determinou que os beneficiários deveriam devolver os seus cartões de passe livre em um prazo de até cinco dias.

A divulgação dos dados vai de encontro com a legislação brasileira. A Constituição assegura que o direito à intimidade é inviolável, podendo resultar em indenização por dano moral ou material em caso de violação.

Já a lei 14.289, de 2022, obriga o sigilo sobre a condição de pessoas com o vírus HIV, hepatites crônicas e doenças como hanseníase ou tuberculose. O sigilo é obrigatório no âmbito dos serviços de saúde, estabelecimentos de ensino, locais de trabalho, administração pública e processos judiciais.

O descumprimento da lei pode resultar em sanções previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, que incluem advertência e multa.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« ago   out »



Colunistas


Versões Antigas



Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.