VÍDEOS: Milhares tomam rua de SP para celebrar condenação de Bolsonaro; RJ tem carnaval fora de época
O Brasil vive dias de celebração após a histórica condenação de Jair Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Logo após a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (11), que também atingiu outros sete réus envolvidos na trama golpista, milhares de pessoas já haviam tomado as ruas para festejar o veredito.
Na noite desta sexta-feira (12), o clima de euforia se espalhou ainda mais. Multidões voltaram a ocupar avenidas e praças de diferentes capitais, como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, transformando o marco judicial em um momento de celebração coletiva.
Churrasco e cerveja! Sem anistia! pic.twitter.com/BUzsjgIdP3
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) September 12, 2025
Em São Paulo, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) convocou o ato festivo em uma rua do centro, que rapidamente foi tomada por uma multidão. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um verdadeiro carnaval popular, com bandeiras, música e danças. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) participou da comemoração.
Hoje o sextou foi diferenciado em SP.
Não tinha como ser diferente.
Os golpistas foram condenados, minha gente! pic.twitter.com/SpTa8UEBew
— MTST (@mtst) September 13, 2025
No Rio de Janeiro, a população organizou um carnaval fora de época, com blocos e foliões fantasiados de ministros do STF. Já em Brasília, o cenário foi semelhante: ruas lotadas, música alta, cerveja e alegria em uma celebração espontânea que reforçou o caráter histórico da condenação.
São Paulo em festa! O @mtst chamou e o povo veio comemorar! pic.twitter.com/k3lzPvnMqD
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) September 13, 2025

