VÍDEOS: Brasil explode em festa enquanto bolsonaristas choram na casa de Bolsonaro
PT renovado e unido com Jerônimo, Wagner e Rui!

No dia 30 de agosto de 2025, na Câmara Municipal, foi realizado o Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores. Esse ato é a mais importante reunião das filiadas e filiados do partido. Nela se discute os erros e acertos cometidos, as linhas e ações programadas para o novo período e principalmente é realizada a posse dos novos dirigentes escolhidos de forma direta e secreta pelos filiados. Na ocasião, a vereadora Márcia Viviane foi eleita como presidenta e mais dezoito membros do novo Diretório Municipal. O processo eleitoral transcorreu em um clima de disputa amistosa e principalmente de busca de unidade e renovação partidária. O resultado do Programa de Eleições Diretas – PED – atendeu os dois principais objetivos: O novo Diretório Municipal/DM é unido e constituído basicamente e proporcionalmente pelos candidatos das chapas que disputaram as eleições internas e, o mais relevante, dos 18 titulares 13 são novos e nunca participaram de direções anteriores.
Dessa forma, atingimos a significativa taxa superior a 72 % de renovação do Diretório Municipal constituído de mulheres, negros e jovens. Além de atingir os objetivos fundamentais de unidade e renovação o conclave (PED e Encontro) também foi de reflexão política sobre o momento em que vivemos. A Tese vencedora foi aperfeiçoada com a incorporação e sistematização das principais opiniões de cada tendência partidária culminando em um documento único e unitário.
A redação final do documento político do Encontro Municipal do PT foi aprovada por unanimidade pelas Delegadas e Delegados e contém assuntos políticos, ideológicos e organizacionais para as ações partidárias influírem na vida política e social da nossa cidade. Entre as teses tratadas no documento final, reproduzimos uma que certamente será tema de discussões nas preliminares referentes às eleições de 2026 sobre a chapa majoritária na Bahia:
“6. – As eleições gerais de 2026 serão decisivas para o Brasil e a Bahia. Para vencer os nossos principais desafios de eleger Lula, aumentar a participação do PT e das forças de esquerda no
Congresso Nacional e eleger governadores e deputados estaduais, principalmente na Bahia é
fundamental que comecemos a nos organizar desde já. Na Bahia, contamos com um fator
extremamente positivo para o nosso sucesso em 2026. O governo de Jerônimo conta com um
índice de aprovação bastante favorável, possibilitando a formação de uma chapa majoritária
capaz de empolgar o eleitorado com as candidaturas ao senado das duas principais lideranças
de esquerda na Bahia: JW e RC. Sabemos das dificuldades que essa composição “pura” para
as candidaturas ao Senado pode trazer à atual aliança eleitoral na Bahia, mas o peso desses
candidatos nos fortalece bastante para a disputa ao governo do Estado refletindo também nos
cargos proporcionais.”
Essa Tese aprovada no Encontro Municipal do PT traduz fielmente o sentimento do partido de apresentar ao povo baiano uma chapa majoritária extremamente forte: reeleição de Jerônimo ao Governo do Estado e Wagner e Rui candidatos ao Senado, que com a permanência de Otto Alencar no Senado a Bahia vai constituir uma bancada altamente qualificada na Câmara Alta da República.
Em todos os momentos a maioria esmagadora dos delegados e delegadas ao Encontro manifestou aprovação à política de alianças políticas para vencer as eleições e governar, mas, também, expressou claramente de que não há aliança eleitoral absoluta e imutável. A aliança entre a Federação Brasil da Esperança (PT -PCdoB e PV) e o PSD deve ser preservada e fortalecida mas não pode se sobrepor à necessidade de compor a formação da chapa majoritária mais potente possível, fortalecendo a candidatura à reeleição do governador Jerônimo. O PSD, liderado na Bahia pelo senador Otto Alencar, é uma ala importante no mosaico nacional dividido desse partido que dificilmente marchará unido na eleição presidencial do próximo ano. Além disso, o PSD abriga grande contingente de prefeitos e prefeitas do interior baiano que exercerá enorme influência eleitoral no Estado.Na opinião dos participantes do Encontro Municipal do PT de Vitória da Conquista o senador do PSD, Ângelo Coronel, eleito com apoio do PT em 2018, não correspondeu às expectativas do povo baiano não abraçando as nossas propostas democráticas e populares e, muitas vezes, ausentou-se da defesa dos governos de Jerônimo e Lula. A aliança eleitoral do PT com o PSD não impede que esse partido também lance candidatura própria ao Senado e que poderá dobrar com os dois candidatos petistas ao Senado, situação que não encontra nenhum óbice legal e fortalecerá ainda mais a candidatura à reeleição de Jerônimo Rodrigues.
Os participantes do Encontro Municipal do PT – Delegadas e Delegados – entendem que essa questão surgirá nas tratativas iniciais para a definição da formação da chapa majoritária para 2026, e, sem dúvida, sabem que essa responsabilidade cabe às direções nacional e estadual do PT, mas o sentimento dos militantes em Vitória da Conquista indica claramente o desejo de disputar as eleições de 2026 com as principais lideranças do partido na Bahia: Jerônimo, Wagner e Rui.
07 de setembro de 2025.
Edwaldo Alves Silva é filiado ao PT.