(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

URGENTE: Bolsa Família será cortado em 2 anos, informa coordenadora de Flávio Bolsonaro

Morre aos 84 anos Benito di Paula, autor de grandes clássicos da MPB

Governo da Bahia amplia rede de saúde com novos serviços e entrega de ambulâncias nesse sábado (17)

“Ao invés de ficar falando que é honesto, prove que é honesto”: o ponto alto de Lula no confronto com Flávio

Mais de 4 mil seções eleitorais tiveram locais de votação alterados

  1. Home
  2. Atividade Parlamentar
  3. Vitória da Conquista sedia 1º Fórum Quilombola do Sudoeste com foco em emendas participativas
Atividade Parlamentar xDestaque1

Vitória da Conquista sedia 1º Fórum Quilombola do Sudoeste com foco em emendas participativas

10/07/2025 3 min read

AA

 Vitória da Conquista sedia 1º Fórum Quilombola do Sudoeste com foco em emendas participativas
Deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira

No próximo sábado, 12 de julho, Vitória da Conquista será palco de um encontro histórico e estratégico: o 1º Fórum Quilombola Sudoeste de Emendas Participativas, que acontece a partir das 8h30, no Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEB), na Avenida Guanambi, nº 1765, bairro Brasil.

A atividade é promovida pelos mandatos do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo, em parceria com o Instituto Quilombola do Sudoeste da Bahia (IQSBA). São esperadas cerca de 400 pessoas, entre lideranças quilombolas, representantes de comunidades tradicionais, gestores públicos, estudantes e movimentos sociais.

O objetivo central é debater o acesso das comunidades quilombolas às emendas parlamentares, de forma participativa e com foco nas prioridades reais dos territórios. A proposta reforça o compromisso histórico dos parlamentares com as populações quilombolas da região e marca o início de um novo ciclo de diálogo direto e construção coletiva, conforme eles destacam.

Apoio aos estudantes quilombolas

A realização do fórum também remete a marcos importantes dessa trajetória de compromisso dos deputados. Em 2008, por exemplo, foi inaugurada em Vitória da Conquista a Casa do Estudante Quilombola “Zumbi dos Palmares”, criada para oferecer suporte a jovens quilombolas da região que buscam acesso à educação.

A residência projetada para abrigar estudantes dos quilombos de Barra/Bananal, Rio das Pedras e Cinzentos, além de quilombolas da própria cidade foi resultou de articulação entre os Agentes de Pastoral Negros (APNs), a Prefeitura Municipal de Conquista, o Governo da Bahia e contou com o apoio direto do então deputado estadual Waldenor Pereira e do então prefeito Zé Raimundo.

“Essa luta é de longa data. Desde a criação da Casa do Estudante Quilombola, até hoje, temos buscado ampliar o acesso a direitos com a escuta dos próprios quilombolas”, afirma o deputado Waldenor Pereira.

“O Fórum vem para fortalecer esse caminho de parceria, planejamento e valorização dos territórios tradicionais”, completa o deputado Zé Raimundo.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
« jun   ago »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Política xDestaque1

Waldenor e Zé Raimundo promovem reunião regional com mais de 150 lideranças para mobilização no segundo turno

13/10/2026

Mais de 150 lideranças políticas e comunitárias participaram, na noite desta sexta-feira (9), de uma reunião virtual promovida pelos mandatos

Política Conquistense xDestaque1

Após resultado na Bahia, Waldenor e Zé Raimundo seguem mobilizados para o segundo turno de Lula

06/10/2026

Com a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues e do senador Jaques Wagner e a eleição de Rui Costa para o

Bahia xDestaque2

Pesquisa divulgada neste sábado (3) é a última antes do 1º turno, neste domingo, e foi encomendada pela TV Bahia.

03/10/2026

Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (3) mostra Jerônimo Rodrigues (PT) com 52% e ACM Neto (União Brasil) com 48% dos

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.