(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Hemoba promove Sabadão Solidário em unidades do interior do estado

Medida Provisória abre R$ 13,285 bilhões em crédito extraordinário para o Desenrola e apoio a produtores rurais

Daniel Vorcaro é questionado por advogados sobre foto de Flávio Bolsonaro com ‘Sicário’

Mais um: Vitória da Conquista paga mais de R$ 12 milhões para empresa investigada por desvios nas gestões de ACM Neto e Bruno Reis

Morre o Dr. Ricardo Ferreira aos 69 anos de idade

  1. Home
  2. Nordeste
  3. Programa Água Doce entrega 110 novos sistemas de dessalinização no semiárido em 2025
Nordeste xDestaque1

Programa Água Doce entrega 110 novos sistemas de dessalinização no semiárido em 2025

10/07/2025 5 min read

AA

 Programa Água Doce entrega 110 novos sistemas de dessalinização no semiárido em 2025
Iniciativa do MIDR reforça a segurança hídrica em áreas atingidas pela seca e leva água potável a comunidades rurais de oito estados
Com foco na segurança hídrica e no fortalecimento da cidadania, o Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), atingiu, em 2025, um marco histórico em sua trajetória. Até julho deste ano, 110 novos sistemas de dessalinização já foram implantados em comunidades rurais do semiárido brasileiro e estão em operação, promovendo acesso à água potável para milhares de famílias.

Fonte: Brasil 61

Distribuição dos novos dessalinizadores:

  • 05 na Bahia
  • 09 no Ceará
  • 03 no Maranhão
  • 02 em Minas Gerais
  • 70 em Pernambuco
  • 01 no Piauí
  • 17 no Rio Grande do Norte
  • 03 em Sergipe

A iniciativa, gerenciada pela Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), é voltada para áreas marcadas pela escassez de água e pela salinidade dos mananciais subterrâneos. Desde sua criação, em 2004, o programa já implantou mais de 1.100 sistemas em dez estados do semiárido, aliando tecnologia, participação comunitária e compromisso institucional. “O Programa Água Doce é uma das principais expressões do compromisso do Governo Federal com a segurança hídrica no semiárido. Estamos garantindo dignidade a milhares de famílias brasileiras por meio de uma política pública estruturante, contínua e com forte articulação entre União, estados, municípios e a própria comunidade beneficiada”, avalia o secretário da SNSH, Giuseppe Vieira.

Com planejamento estratégico e atuação federativa, o PAD deve alcançar, até o final de 2025, a marca de 172 sistemas entregues, superando com folga a meta inicial de 100 unidades previstas para o ano. As ações estão concentradas em estados historicamente afetados pela seca, como Bahia, Ceará, Piauí, Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba. “Superar a meta prevista para 2025 demonstra o esforço conjunto entre diferentes esferas de governo. Cada sistema de dessalinização entregue representa uma transformação concreta na vida das pessoas, com impactos diretos na saúde e na permanência das famílias no campo”, completou Giuseppe.

Segurança hídrica e saúde

Além de garantir o acesso à água potável, a dessalinização desempenha um papel essencial na promoção da saúde pública. O consumo de água salobra pode causar diversos problemas de saúde, como distúrbios gastrointestinais e doenças renais. Ao tornar a água própria para o consumo humano, o Programa Água Doce contribui diretamente para a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades atendidas.

Caminho das Águas

Um dos destaques do ano é a terceira etapa do Caminho das Águas, ação institucional que reforça o acompanhamento e o fortalecimento da gestão dos sistemas. Nessa fase, prevista para acontecer ainda neste mês, serão formalmente entregues 22 sistemas de dessalinização nos estados do Piauí e Ceará. No Piauí, 13 comunidades passaram a contar com água potável, beneficiando diretamente cerca de 2.100 pessoas. Já no Ceará, 9 novos sistemas atendem aproximadamente 1.800 moradores de áreas com difícil acesso à rede de abastecimento convencional.

#Desenvolvimento regional#MDR
Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
« jun   ago »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Cultura xDestaque1

De tradição regional a fenômeno de consumo: o São João que o Brasil inteiro celebra

16/07/2026

Pesquisa da helloo mostra que a festa que saiu do Nordeste agora move viagens,  compras e marcas pelo país O

Bahia xDestaque1

Instituto Brasil Solidário leva projeto de educação financeira para Salvador e região metropolitana

09/07/2026

Após seminário de lançamento na Chapada Diamantina, o projeto “Jogar e Aprender” chega à capital baiana para ampliar adesão de

Bahia xDestaque1

Lula oficializa Salvador como capital simbólica no dia 2 de julho

02/07/2026

Transferência simbólica ocorrerá anualmente em 2 de julho, data que marca a expulsão das tropas portuguesas da Bahia. O presidente

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.