(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Após vitória na isenção do IR, governo Lula mira agenda de alcance popular; veja as prioridades

Lula entrega mais de 2,8 mil casas do Minha Casa, Minha Vida em Imperatriz nesta segunda-feira

Governo do Estado deflagra operação para coibir venda de bebidas adulteradas em Salvador

Lula pediu retirada do tarifaço em conversa com Trump

As ‘alternativas presidenciais’ de Bolsonaro, segundo Ciro Nogueira

cmvc
  1. Home
  2. Golpe de Estado
  3. Em “sincericídio”, Heleno confessa golpismo ao responder ao próprio advogado



Golpe de Estado xDestaque1

Em “sincericídio”, Heleno confessa golpismo ao responder ao próprio advogado

11/06/2025 7 min read

AA

 Em “sincericídio”, Heleno confessa golpismo ao responder ao próprio advogado
O general Augusto Heleno cometeu ato falho e irritou seu advogado
No STF, ex-chefe do GSI afirma que “não havia oportunidades” para ruptura institucional, contrariando sua defesa. Erika Kokay (PT-DF) aponta admissão de plano golpista

Como previsto, o general Augusto Heleno, em interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (10), optou por permanecer em silêncio diante dos questionamentos do ministro Alexandre de Moraes e do procurador-geral da República, Paulo Gonet. No segundo dia de depoimentos sobre o processo de tentativa de golpe de Estado em 2022, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) decidiu responder apenas as perguntas formuladas por seu advogado, Matheus Milanez. O general, contudo, não conseguiu esconder o golpismo que lhe é peculiar e, em uma espécie de ato falho, afirmou que não havia “oportunidades” para romper a ordem institucional no país. Para a irritação de Milanez.

“O senhor nunca defendeu medidas inconstitucionais?”, questionou o advogado, a certa altura: “Não havia oportunidades”, retrucou Heleno, deixando o advogado visivelmente contrariado. Milanez, em mais de uma ocasião, foi obrigado a refazer a pergunta para que o general não se comprometesse ainda mais.

Para a deputada federal Erica Kokay (PT-DF), não há dúvida de que Heleno confessou um crime. “O advogado até tentou consertar, mas o general Augusto Heleno já havia cometido sincericídio e admitido plano golpista”, postou a parlamentar no X, com um vídeo do trecho do interrogatório.

Leia mais: Em interrogatório no Supremo, Anderson Torres confirma existência de minuta golpista

 

Em outro momento, o advogado insistiu: “O senhor coordenou uma ação da Abin [Agência Brasileira de Inteligência] ou orientou a Abin para que a agência produzisse relatórios e documentos com informações falsas sobre a eleição de 2022?”

Leia mais – Almirante Garnier confirma reunião golpista com Bolsonaro no Palácio da Alvorada

“De maneira nenhuma. Não havia clima. O clima da Abin era muito bom”, devolveu Heleno. “A pergunta é ‘sim’ ou ‘não’, alertou Milanez ao general, que balbuciou um “porra, desculpa”.

O general se enrolou ainda para explicar seu envolvimento com a Abin, algo que havia sido confirmado pelo próprio Heleno na gravação de julho de 2022, quando disse que tinha acertado com o diretor da agência para infiltrar um “elemento” na campanha presidencial de 2022.

“Eu realmente conversei com o Victor, que era à época o diretor interino da Abin, para que fosse realizado um acompanhamento das eleições presidenciais para evitar que acontecesse algo como ocorreu com Bolsonaro na facada de Juiz de Fora”, desconversou.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, “as respostas imprecisas do general, com possibilidade de interpretações diversas, pareceram causar apreensão no advogado de Heleno. Em diversos momentos ele precisou refazer perguntas e pedir respostas simples para confirmar ou negar informações”.

“Milanez tentou ainda antecipar o fim das respostas do general”, apontou a reportagem.

Pelas redes sociais, o líder do PT Lindbergh Farias (PT-RJ) postou um vídeo com as falas de Heleno na reunião de 2022, quando esbravejou e falou e dar soco na mesa. “O tigrão contra a democracia virou um gatinho no banco dos réus”, afirmou o líder.

 

Da Redação, com Folha de S. Paulo

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
« maio   jul »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Golpe de Estado xDestaque2

STF aciona Justiça Militar para perda de patentes de Bolsonaro e generais golpistas

12/09/2025

Ex-mandatário, que é capitão reformado, foi condenado a 27 anos; generais podem perder patentes  A Primeira Turma do Supremo Tribunal

Golpe de Estado xDestaque1

Votos e penas: como será a semana decisiva do julgamento de Bolsonaro

09/09/2025

STF retoma nesta terça (9) o julgamento de Bolsonaro e aliados; decisão final deve sair até sexta (12). Congresso em

Golpe de Estado xDestaque1

Como se formou o núcleo 1 da tentativa de golpe em julgamento no STF

09/09/2025

Unidos pela relação de confiança construída durante o governo, eles ocuparam postos estratégicos na Defesa, Justiça, Inteligência e no Gabinete

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.