Prefeitura inicia curso de produção de salgados para moradores do Vila Elisa

As aulas acontecem na unidade móvel do Senai
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), iniciou nesta segunda-feira (17), o curso de produção de salgados e folhados para os moradores da região do Vila Elisa. O curso é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e tem como objetivo qualificar moradores de condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida e beneficiários do programa Morar Legal.
Essa é a primeira turma do curso na área de alimentos realizada em 2025, por meio da parceria entre a Prefeitura e o Senai. O diretor de Habitação de Interesse Social, Nildo Freitas, destacou que a qualificação profissional é uma ferramenta essencial para a autonomia financeira dos participantes. “Sabemos que muitas famílias beneficiadas pelos programas habitacionais buscam uma renda extra ou até mesmo uma nova profissão. O curso de produção de salgados oferece essa oportunidade, permitindo que os moradores possam empreender ou ingressar no mercado de trabalho com mais preparo e confiança”, afirmou Nildo.
O assistente de Processo e Negócios do Senai, Gabriel Carvalho, ressaltou que a parceria com a Prefeitura já possibilitou a capacitação de aproximadamente 120 pessoas na região do Jardim Valéria, e a intenção é continuar expandindo essa iniciativa. “Nosso objetivo é qualificar profissionalmente essas pessoas e facilitar a entrada delas no mercado de trabalho. No Senai, oferecemos cursos com aulas práticas e teóricas para garantir que, ao final, os participantes estejam realmente preparados para atuar na área. Além disso, mantemos contato com os alunos para oferecer suporte na busca por oportunidades”, explicou Gabriel.
- Nildo
- Gabriel
- Katia
Para a moradora do Vila Elisa, Katia Teles, técnica em enfermagem, o curso representa uma chance de aprimorar seus conhecimentos e investir em um novo ramo profissional. “Já trabalhei com produção de salgados, mas tudo o que aprendi foi pela internet. Agora, com esse curso, quero me especializar e abrir meu próprio negócio, pois prefiro atuar na área de alimentos”, relatou.
Após a finalização do curso, a equipe do programa Acessuas Trabalho oferecerá capacitações complementares, auxiliando os participantes na elaboração de currículos, na busca por vagas de emprego e no planejamento para aqueles que desejam empreender.