Joaquim da Costa Ribeiro, o desconhecido cientista brasileiro que revolucionou a eletrônica
Aposentados estão sendo lesados
Como se não bastasse a merreca que a grande maioria dos aposentados recebe do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), muitos beneficiários no Brasil estão sendo, descaradamente, lesados com o desconto de uma contribuição, feita por entidades e associações (mais de 30), contra o segurado, sem a devida autorização do mesmo.
Na verdade, o que está ocorrendo no Brasil da corrupção e das injustiças é uma tremenda picaretagem dessas entidades, certamente com o conluio e a conivência de funcionários do INSS. Eu mesmo tirei um contracheque do “Meu INSS” e constatei uma contribuição indevida (nunca fui consultado) de R$45,00 mensais em favor de um tal CINAAP (0800 490 1001).
Para conferir a lesão, liguei para este CINAAP (Círculo Nacional de Assistência dos Aposentados e Pensionistas), com sede na capital paulista. Esta quadrilha organizada, que se autodenomina de Círculo, ainda tem a safadeza de comunicar em seu endereço que está trabalhando em defesa dos interesses dos aposentados. É muito deboche! Este é o país do ninguém, aliás dos espertos.
Do outro lado da linha o cara me atendeu e, cinicamente, depois de “conferir” meu nome e CPF, disse que eu não constava no sistema e bateu o telefone em minha cara. Como não estou no sistema se a cobrança fraudulenta está registrada todos os meses no meu contracheque do INSS? Quem, então, está levando esta grana? Algum fantasma do além?
Também entrei em contato com o Ministério Público Federal, em Vitória da Conquista. De início, depois de explicar a situação, o atendente afirmou desconhecer que esteja acontecendo esta fraude no país e insinuou que só poderia ser comigo.
Em seguida recomendou procurar a Defensoria Pública da União e foi logo avisando que ela só atende beneficiário de salário mínimo ou aqueles sem condições de recorrer a um advogado particular. Outra opção é ir ao INSS que só faz o bloqueio, mas não reembolsa a vítima, o que é um absurdo jurídico, se o próprio Instituto é o maior culpado por estar ocorrendo isso lá dentro. Quem está dando a entrada desses pilantras para o cadastramento e depois surrupiar os coitados dos aposentados?
Conversei com alguns advogados amigos que me passaram, praticamente, a mesma instrução e disseram estar sabendo dessa falcatrua no Brasil que já renderam e ainda rendem milhões para os golpistas. Por falar nisso, este é o tipo do golpe silencioso lá dentro da instituição federal que nem o aposentado chega a ser abordado.
Mesmo assim, agora imagine e analise o caminho tortuoso que o beneficiário do INSS, a maioria sem condições financeiras e conhecimento de seus direitos, tem que tomar, quando o próprio governo federal junto com o Ministério do INSS, polícia federal e o Ministério Público poderiam agir, condenar os ladrões e devolver o dinheiro aos aposentados. É uma obrigação e dever de justiça, se é que se pode falar nessa palavra no Brasil.
Fora os juizados de pequenas causas na área federal ou os custos com um advogado particular contra as entidades picaretas, muitas nem existem mais, uma ação contra o INSS é morosa, lenta e burocrática, ao ponto do aposentado morrer antes se ele vier a ser contemplado com indenização por danos morais mais a restituição do seu dinheiro descontado indevidamente há anos.