Marcelo Auler: “Escândalo no INSS começou no governo Bolsonaro”
Luto: Vitória da Conquista chora morte de Noeci Salgado

Faleceu nesta quinta-feira (11) um dos mais importantes militantes da esquerda de Vitória da Conquista: Noeci Ferreira Salgado, aos 74 anos de idade. Ex-vereador e atual vice-presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores, ele estava internado no UNIMED Hospital depois de ser atropelado por um motociclista no último dia 21 de março, na Avenida Otávio Santos. O Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista de Vitória da Conquista lamentou a morte de Noeci Salgado, destacando seu papel fundamental como fundador do PT na cidade.
Confira a nota da íntegra:
“NOTA DE PESAR
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista informa a sociedade, ao mesmo tempo, lamenta de forma profunda o falecimento do nosso companheiro Noeci Salgado, que deixa um exemplo de luta e solidariedade para as futuras gerações. Tio Nó como era conhecido por toda militância pela sua experiência foi um dos principais lideres da Greve do Café. Movimento que marcou profundamente a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em Vitória da Conquista e toda região, foi vereador pelo PT na legislatura 2001-2004, com um mandato atuante para o homem e a mulher do campo. Atualmente Noeci era Vice-Presidente do Diretório Municipal do PT, partido que foi fundador. O Companheiro deixa 2 filhos, Hiama e Taimã, além da sua companheira de Vida Janaídes Fontes Honorato a quem externamos nossos mais puros sentimentos de profundo pesar e amor.
NOECI, PRESENTE!
Vitória da Conquista, 11 de Abril de 2024.”
O Diretório municipal do Partido Verde também manifestou seu pesar por meio da seguinte nota:
Nota de Pesar
O diretório do Partido Verde de Vitória da Conquista vem a público lamentar a morte do companheiro de lutas e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores/PT, Noeci Ferreira Salgado, aos 74 anos de idade, vítima de um trágico acidente de trânsito no centro comercial.
Homem negro, plenamente consciente de ruas raízes, pai, avô, irmão, amigo de todos, Noeci Salgado era um símbolo de força, de resistência, de militância e de inteligência, mas também de doçura, de ternura. Sabia defender os direitos de sua gente sem jamais ofender qualquer adversário. Por isso, era admirado e benquisto por todos.
Noeci foi o primeiro candidato a vice-prefeito pelo Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista, compondo a chapa com o historiador Ruy Medeiros. Enfrentou com coragem o regime militar e esteve à frente das principais lutas camponesas locais, a exemplo da grande Greve do Café.
Vitória da Conquista, a Bahia e o Brasil perdeu, de forma prematura, um grande lutador dos direitos humanos, alguém que continuava ativo e que usou seus talentos sempre em prol da coletividade. Lastimamos não poder mais desfrutar de seu convívio e beber da fonte pura de seu saber.