Governos Lula e Jerônimo investem 322 milhões na construção da Barragem do Catolé
Vitória da Conquista, um governo para as pessoas, mas quais pessoas?

Materia realizada pelo site Conquista Repórter, ainda em janeiro de 2022, você acha que alguma coisa mudou?
Com ruas intransitáveis, moradores do Alto do Panorama cobram a atenção do poder público
Por Victória Lôbo – 14 de janeiro de 2022
Os problemas de infraestrutura no loteamento não são novos e pioraram após as fortes chuvas de dezembro. Com buracos, encanamento a céu aberto e desníveis, as ruas estão intrafegáveis e causam transtornos aos pedestres e motoristas.
“A situação das ruas do Alto do Panorama estava precária, mesmo antes das fortes chuvas”, explica Sônia Almeida, ao lembrar que o abandono do loteamento não é novidade para a população que reside no local. Ela e outros moradores protestaram em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) na última quarta-feira, 12, e solicitaram a pavimentação das ruas e a instalação do sistema de drenagem no bairro.
Na imprensa conquistense, por diversas vezes, as ruas repletas de buracos e intransitáveis foram noticiadas. De acordo com Sônia, a luta por melhorias na região já ultrapassa 20 anos. “Até o momento não tivemos resposta do poder público. Ainda na época da campanha [em 2020], eu presenciei uma reunião com a atual prefeita, onde foi falado que, a partir de janeiro, iria começar a pavimentação do bairro”, conta a moradora.
Porém, até a presente data, não houveram reformas ou obras no Alto do Panorama, mesmo com os dois empréstimos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), que foram direcionados à pavimentação asfáltica de algumas localidades do município. Segundo Sônia, quando chovia, a gestão municipal enviava máquinas para realizar o patrolamento das ruas, mas “depois dessas últimas chuvas, não vieram mais máquinas aqui”.
Enquanto isso, as estradas intrafegáveis dificultam a vida de pedestres e, também, motoristas. Os ônibus já não conseguem transitar e, com os buracos, os moradores podem sofrer acidentes, mesmo caminhando.
O anúncio de um novo empréstimo destinado às obras no município que, caso aprovado pelo poder Legislativo municipal, será um investimento de cerca de R$400 milhões, trouxe mais esperança para a comunidade. Entretanto, no projeto enviado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, o bairro não está na lista.
Ao Conquista Repórter, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que “com as fortes chuvas, não apenas os dois loteamentos mencionados, mas a maior parte das vias da cidade, foi danificada e a Prefeitura de Vitória da Conquista já está realizando trabalhos de recuperação”. Ainda de acordo com a nota, “os loteamentos Alto do Panorama e Alto do Panorama 2 estão no cronograma da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra)”.
Foto de capa: Sônia Almeida
Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!