(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Vitória da Conquista ganhou um “Teco-Teco”

Daniel Vorcaro bancou R$ 11,9 milhões em festas com políticos em NY: da “Noite das Astronautas” à degustações de whiskys e charutos

Relator, Zé Raimundo destaca fortalecimento da Justiça baiana com ampliação do número de desembargadores

Governo da Bahia realiza obras de Infraestrutura em mais de 8 mil km de rodovias

Corpus Christi 2026: Rodovias baianas devem receber cerca de 600 mil veículos no feriado prolongado

  1. Home
  2. Internacional
  3. Sob ‘ameaça’, Lula chega a Portugal e ninguém da extrema direita aparece
Internacional xDestaque3

Sob ‘ameaça’, Lula chega a Portugal e ninguém da extrema direita aparece

21/04/2023 5 min read

AA

 Sob ‘ameaça’, Lula chega a Portugal e ninguém da extrema direita aparece

Presidente entrou pelos portões do hotel às 11h20. Apoiadores foram ao local recepcioná-lo e presença da imprensa foi massiva. Bolsonaristas e “Chega” não deram as caras

 

Henrique Rodrigues
Por Henrique Rodrigues

De Lisboa – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta sexta-feira (21) a Lisboa, Portugal, para iniciar sua visita oficial à Península Ibérica, que terá duração de seis dias, e na qual celebrará com seu homólogo anfitrião a 13ª Cimeira Brasil-Portugal, o mais importante evento de cúpula desses países. Há meses que os milhares de bolsonaristas que vivem no pequeno país europeu, assim como os políticos do “Chega”, partido de extrema direita lusitano liderado por André Ventura, “ameaçavam” o mandatário brasileiro com o “maior protesto contra um chefe de Estado estrangeiro de toda a história”. No entanto, nem sequer um militante desses dois grupos apareceu.

A comitiva com dezenas de carros pretos, sob forte escolta da polícia e de outros serviços de segurança locais, trazendo Lula e um grande número de ministros e parlamentares, cruzou os portões do Tivoli Hotel Lisboa, na Avenida da Liberdade, exatamente às 11h20 (horário de verão local), sob gritos de apoio de um grupo de admiradores do petista.

A imprensa brasileira e europeia se concentrou massivamente no Tivoli desde as primeiras horas da manhã, e ainda acompanhou um briefing com diplomatas do Itamaraty e assessores da Secom, que explicaram minuciosamente todos os passos do líder brasileiro durante sua permanência no país que um dia colonizou o gigante latino-americano. Pouco antes de Lula chegar, os jornalistas foram para o passeio público arborizado que fica em frente ao hotel, já que a fachada do estabelecimento foi isolada por agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e dos órgãos de proteção de autoridades das duas nações.

Desembarcaram no Aeroporto Internacional Humberto Delgado os ministros da Defesa, José Múcio, da Educação, Camilo Santana, da Cultura, Margareth Menezes, da Saúde, Nísia Trindade, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, além do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, também está em Portugal, mas veio diretamente de um compromisso em Genebra, na Suíça. O senador Renan Calheiros foi outro que desembarcou dos carros da comitiva.

Lula terá uma agenda intensa e se encontrará com presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, com o primeiro-ministro português, António Costa, e ainda participará de uma sessão solene, em sua homenagem, na Assembleia da República, no dia 25 de Abril, a data nacional que marca a icônica Revolução dos Cravos, o levante que pôs fim à ditadura salazarista (Estado Novo), que foi o mais longevo regime de exceção do Ocidente no século XX (41 anos), dando início à reabertura política na terra de Camões e fazendo-a reconquistar sua democracia.

Os líderes do Brasil e de Portugal assinarão vários acordos nas mais diversas áreas e tratarão de assuntos variados, que vão desde o comércio bilateral entre essas nações, o Acordo União Europeia-Mercosul, transição energética, cooperação educacional, indústria aeronáutica e a situação da numerosa comunidade de brasileiros que vive em território português.

Na terça-feira (25), após a solenidade na Assembleia da República, Lula embarca para a Madrid, na Espanha, onde cumprirá uma agenda de dois dias que envolverá encontros com o rei Felipe VI e com o presidente do governo espanhol, Pedro Sanchéz-Castejón.

VÍDEO: Sob ‘ameaça’, Lula chega a Portugal e ninguém da extrema direita aparece

Presidente entrou pelos portões do hotel às 11h20. Apoiadores foram ao local recepcioná-lo e presença da imprensa foi massiva. Bolsonaristas e “Chega” não deram as caras pic.twitter.com/tpX4YwD2tX

— Revista Fórum (@revistaforum) April 21, 2023

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
abril 2023
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
« mar   maio »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
LESA PÁTRIA xDestaque1

“Vendilhões da pátria”, “traidores”, “covarde”: Lula diz que Flávio e Eduardo conseguem ser piores que Bolsonaro; vídeo

02/06/2026

Lula expôs ação de Eduardo e Flávio Bolsonaro junto a Donald Trump que resultou em novo tarifaço contra produto o

Pesquisas eleitorais xDestaque1

Efeito ‘Dark Horse’ Lula lidera todos os cenários e abre cinco pontos sobre Flávio Bolsonaro no 2º turno, aponta pesquisa Meio/Ideia

28/05/2026

Queda do bolsonarista nas pesquisas ocorre após a divulgação de áudios em que o senador pede dinheiro a Daniel Vorcaro.

Política xDestaque2

Transição para jornada de 40h será feita em um ano, afirma Hugo Motta

26/05/2026

Presidente da Câmara diz que redução será gradual, com garantia de dois dias de folga semanal e manutenção dos salários.

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.