Marcelo Auler: “Escândalo no INSS começou no governo Bolsonaro”
2º Sarau das Rosas Vermelhas – as LGBT se organizam

Tendo a cultura como aliada na luta pelo poder popular, a atividade acontecerá no dia 26 de abril às 16h em frente à biblioteca da UESB
A primeira edição do Sarau das Rosas Vermelhas aconteceu em agosto de 2022 organizado pelo Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM) e pelo Laboratório de Estudos Marxistas (LEMarx) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Nesta segunda edição, a atividade terá como organização o Coletivo LGBT Comunista, núcleo de Vitória da Conquista, que dá continuidade na compreensão da cultura como uma aliada importante na luta pela construção do poder popular.
A segunda edição do Sarau das Rosas Vermelhas traz a consigna “As LGBT se organizam”, fazendo referência ao periódico do Lampião da Esquina, importante agitador dos direitos LGBT e da classe trabalhadora durante a ditadura militar, que carregou o título “Homossexuais se organizam”.
A ditadura civil-militar de 1964 perseguiu, censurou e praticou diversas formas de violências contra “comunistas”, “subversivos” e todos os “desviantes” da norma hegemônica burguesa. A história do movimento LGBT brasileiro inicia a partir da década de 70, quando esta categoria minorizada se organiza em espaços de sociabilidades para se proteger e fortalecer em suas demandas específicas.
A importância de historicizar o movimento LGBT relembra como este possuía um caráter combativo e alinhado às pautas materiais e concretas da classe trabalhadora, sem entreguismo à burguesia. Por sua vez, reafirma que as LGBT se organizaram, se organizam e continuarão se organizando na emancipação da classe trabalhadora.
LEMARX
O Laboratório de Estudos Marxistas foi criado em abril de 2019, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela UESB. O LEMarx reúne pesquisadoras e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bahia, concentra suas atividades nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Atualmente é coordenado pelas Professoras Doutoras Márcia Lemos e Cleide Chaves.
COLETIVO LGBT-COMUNISTA
O Coletivo LGBT Comunista é um coletivo composto por militantes integrados à luta da classe trabalhadora, com viés anticapitalista e anti-imperialista, organicamente ligado ao PCB – Partido Comunista Brasileiro e que tem como objetivo se tornar um instrumento de luta da população LGBT trabalhadora rumo à construção do socialismo.
RESUMO
Serviço: 2º Sarau das Rosas Vermelhas – As LGBT se organizam
Data: 26 de maio de 2023
Horário: 16h
Local: em frente à biblioteca da UESB
Classificação Indicativa: Livre
Gratuito
Realização e Produção: Laboratório de Estudos Marxistas (LEMarx) e Coletivo LGBT-Comunista
Apoio: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Para saber mais acesse:
@lgbtcomunistavca
@lemarxuesb