(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Operação retira ligação clandestina que abastecia mais de 50 imóveis, alguns com piscina, em Vitória da Conquista

Toffoli autoriza PF a fazer buscas em investigação contra Moro

Criou o Dia do Professor. Primeira deputada negra no Brasil. E marcou a história da educação no país

Transnordestina recebe autorização para transportar cargas entre Piauí e Ceará

Centro de Referência promove ações pelo Dia de Luta das Pessoas com Doença Falciforme

cmvc
  1. Home
  2. Opinião
  3. Um gol com sabor de desforra



Opinião

Um gol com sabor de desforra

01/06/2022 5 min read

AA

 Um gol com sabor de desforra
Carlos González- Jornalista

Por Carlos González – jornalista

Ao marcar, aos 13 minutos do 2º tempo, o gol que deu o 14º título de campeão da Europa ao Real Madri, o brasileiro Vinicius Júnior não podia imaginar que estava reativando um conflito, que já dura três séculos, entre Espanha e Grã-Bretanha, cujo alvo é Gibraltar ou The Rock, um cabo, dominado por um rochedo com 426 metros de altura, no Mar Mediterrâneo, ao sul da Península Ibérica. A disputa por esse e outros territórios ultramarinos – são 15 no mundo – da Commonwealth, “onde o sol nunca se põe”, tem se refletido nas disputas esportivas.

Para nós, cidadãos espanhóis, a vitória de um clube ou da seleção diante de adversários ingleses tem um significado muito mais relevante. Provavelmente, catalães e bascos, que sonham em se separar da Espanha, não partilhem do mesmo sentimento.

Na sua trajetória até o título, com o apoio de cinco jogadores brasileiros, o conjunto madrilenho derrubou três expoentes do futebol britânico: Manchester City, Chelsea e Liverpool.

A indignação que sentem os espanhóis contra aqueles que, em pleno século 21, praticam o estúpido colonialismo, é dividida com os argentinos, que não contavam com a reação da Grã-Bretanha, quando tentaram reaver o arquipélago das Malvinas, que dista 480 km do sul do continente sul-americano, e desde 1833 seus governadores são escolhidos em Londres.

O espírito patriótico da Junta Militar que governava a Argentina foi respondido com dureza pela Dama de Ferro, a primeira-ministra Margaret Thatcher (1925-2013). A Marinha e a Força Aérea da rainha derrotaram nossos vizinhos em dois meses (de 21 de abril a 14 de junho de 1982), com o registro de 649 militares portenhos mortos e 255 britânicos. Após o fim do conflito, a sangrenta ditadura argentina, implantada em 1976, durou só um ano, deixando mais de 30 mil famílias enlutadas.

“Com um gol da mão de Deus e outro do pé do Capeta”, a Argentina derrotou a Inglaterra nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1986, no Estádio Azteca, na Cidade do México. O jogo simbolizou para os sul-americanos uma revanche da guerra das Malvinas, quatro anos mais tarde. Havia na época e permanece até hoje uma atmosfera de ódio entre jogadores (em campo, Maradona foi marcado com faltas violentas) e torcedores (barras bravas e hooligans trocaram socos nas proximidades do estádio, com saldo negativo para os ingleses, sendo que alguns deles tiveram de ser hospitalizados).

Poucos antes de morrer, Diego Maradona, autor dos dois gols, sendo que o segundo foi escolhido como o “gol do século”, declarou que “o clima da partida fez parecer que íamos participar de outra guerra”. Sobre o gol de mão, disse: “Foi tão rápido que o juiz de linha não percebeu. O árbitro olhou pra mim e disse “gol”. Foi uma sensação agradável, como uma espécie de vingança simbólica contra os ingleses”. E finalizou: “Na verdade, o povo argentino foi iludido pelos militares, que divulgavam outro cenário da guerra”.

Voltando a Gibraltar, o território ultramarino tem uma enorme importância econômica, geopolítica e militar para o Reino Unido. Distante 13 kms. da costa espanhola, com uma área de 6,8 km², Gibraltar foi fundamental para as vitórias dos aliados nas duas grandes guerras, e atualmente abriga uma base aeronaval da Otan.

A atividade econômica de Gibraltar se concentra no suporte (reabastecimento e reparo) aos 85 mil cargueiros em viagens para a Europa, África e Ásia, que atravessam anualmente o estreito, reduzindo tempo e despesas. A maioria dos seus 30 mil habitantes ganha a vida no porto e nas docas, e residem em cidades espanholas.

Ao longo dos anos, a Espanha tem procurado negociar, solicitando a mediação da ONU, a soberania de Gibraltar, mas seus diplomatas esbarram na índole belicosa e colonialista dos britânicos. Há poucos dias foi conhecido um documento do Ministério da Defesa, onde o primeiro-ministro Boris Johnson se compromete a empregar a força militar para defender colônias e territórios, citando as Malvinas e Gibraltar, ressaltando que medidas eficazes devem ser tomadas para impedir a presença de navios de guerra espanhóis no estreito.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
« maio   jul »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Segurança Pública xDestaque1

Operação retira ligação clandestina que abastecia mais de 50 imóveis, alguns com piscina, em Vitória da Conquista

17/10/2025

Uma operação conjunta da Embasa e Polícia Civil batizada Hydro (água em grego) descobriu e retirou um ponto de ligação

Direito e Cidadania xDestaque1

Toffoli autoriza PF a fazer buscas em investigação contra Moro

17/10/2025

Decisão envolve acusações do ex-deputado Tony Garcia sobre supostas ilegalidades em investigações do caso Banestado na Vara de Curitiba O

HOJE NA HISTÓRIA xDestaque1

Criou o Dia do Professor. Primeira deputada negra no Brasil. E marcou a história da educação no país

15/10/2025

Antonieta de Barros sancionou, em 1948, o Dia do Professor em Santa Catarina, muito antes da data se tornar nacional

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.