(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

STF determina pena de 4 anos e 2 meses de prisão para Eduardo Bolsonaro

Lula abre 12,5 pontos de vantagem sobre Flávio Bolsonaro no 2º turno

PGR rejeita segunda proposta de delação premiada de Daniel Vorcaro

CCJ encerra semestre com análise de projetos e avanços na reforma do Regimento Interno

Tarifa Zero: Fórum realiza seminário em Brasília; inscreva-se

  1. Home
  2. Economia
  3. Saiba como ficam as tarifas para o Brasil após o fim das sanções de Trump
Economia xDestaque1

Saiba como ficam as tarifas para o Brasil após o fim das sanções de Trump

21/02/2026 4 min read

AA

 Saiba como ficam as tarifas para o Brasil após o fim das sanções de Trump
Donald Trump durante coletiva na Casa Branca nesta sexta 20/02/26/Foto: MANDEL NGAN/AFP

Presidente americano reagiu com virulência à decisão da Suprema Corte; Alckmin comemorou a derrubada do tarifaço

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de derrubar o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump provocou mudanças imediatas nas regras de comércio exterior e gerou questionamentos sobre os impactos para o Brasil.

Nesta sexta-feira (20), a maioria dos juízes da Corte concluiu que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), instrumento utilizado por Trump para justificar a medida, não autoriza o presidente a instituir tarifas de forma unilateral.

Nova tarifa global

Após a decisão judicial, Trump anunciou a adoção de um novo instrumento legal para impor uma tarifa global de 10% sobre produtos importados, com algumas exceções. A medida começa a valer na próxima terça-feira (24) e terá duração de 150 dias.

Na prática, a decisão da Suprema Corte anulou todas as tarifas aplicadas com base na IEEPA. Isso inclui as chamadas tarifas recíprocas de 10%, anunciadas em abril do ano passado, e a sobretaxa de 40% sobre diversos produtos brasileiros, comunicada por Trump em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2025.

Impacto para o Brasil

Com a anulação das medidas anteriores e a criação da nova tarifa global, o resultado final para o Brasil é a aplicação de um adicional temporário de 10% sobre as exportações ao mercado norte-americano.

O especialista em comércio exterior Jackson Campos disse ao G1 que a maior parte dos produtos brasileiros continuará sujeita às tarifas normais já existentes, acrescidas desse novo percentual.

“Para a maioria dos produtos, permanece a tarifa normal do item, somada ao adicional temporário global de 10%”, explica. Ele ressalta, contudo, que o aço e o alumínio permanecem com alíquotas de 50%, que agora se somam aos 10% anunciados, elevando ainda mais a carga sobre esses setores.

Governo avalia cenário como positivo

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério da Indústria e Comércio, comemorou a decisão da Suprema Corte. Para ele, a derrubada da sobretaxa específica contra o Brasil restabelece condições de concorrência mais equilibradas.

“Os 10% global é para todos. Nós não perdemos competitividade, se é 10% geral. O que estava acontecendo é que o Brasil estava com uma tarifa de 40% que ninguém mais tinha”, afirmou.

De acordo com o ministro, antes da decisão judicial, cerca de 22% das exportações brasileiras estavam sujeitas à sobretaxa de 40%. A mudança beneficia diretamente setores como armamentos, máquinas de linha amarela (equipamentos pesados usados na construção civil), máquinas agrícolas, motores, madeira e café solúvel.

Apesar da avaliação positiva do governo brasileiro, o cenário ainda é considerado transitório, já que a nova tarifa global tem validade limitada a 150 dias e poderá ser revista ou substituída por novas medidas.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan   mar »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Economia xDestaque1

Pobreza atinge menor nível da série histórica nas metrópoles brasileiras, mas desigualdade cresce

11/06/2026

Estudo da PUCRS e Observatório das Metrópoles mostra queda da pobreza em 2025, enquanto renda dos mais ricos avançou mais

Desenvolvimento Social xDestaque1

O Bolsa Família e sua contribuição para o avanço do IDH no Brasil

10/06/2026

Crítica de ‘acomodação’ de seus beneficiários ignora não apenas evidência empírica, mas a própria lógica de funcionamento do programa. A

Desenvolvimento Social xDestaque1

Bolsa Família: municípios devem orientar famílias sobre desligamento voluntário do programa

07/06/2026

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta as prefeituras a reforçarem a divulgação das novas regras de desligamento voluntário do Programa Bolsa

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.