VÍDEO: Agora com depressão, redes resgatam Bolsonaro rindo do suicídio crescente entre jovens
Diretora da CGU confirma na CPMI que Bolsonaro sabia de fraudes no INSS desde 2021
Ouvida na tarde desta quarta (4), Eliane Viegas fez a afirmação durante interrogatório e despertou a fúria do próprio interrogador, o deputado bolsonarista Alfredo Gaspar
A servidora pública Eliane Viegas, diretora de auditoria de previdência e benefícios da Controladoria-Geral da União (CGU), confirmou na tarde desta quinta-feira (4), durante seu interrogatório na CPMI do INSS, no Congresso, que o governo de Jair Bolsonaro (PL) sabia pelo menos desde 2021 das fraudes em descontos de aposentados e pensionistas do órgão previdenciário.
O deputado federal bolsonarista Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), relator da CPMI, foi quem fez a pergunta diretamente a Eliane, mas ele não gostou da resposta da funcionária pública e se desesperou, perdendo a linha, dando a nítida impressão de que esperava ouvir outra coisa.
“Eu quero saber se em 2021 foi feita alguma comunicação da CGU para alguma autoridade da República sobre irregularidades de desconto associativo”, começou questionando em tom agressivo e impositivo Gaspar.
Foi então que a servidora da CGU respondeu e, pelo visto, com uma sinceridade maior do que a esperada pelo parlamentar bolsonarista.
“Se nós pegarmos as atas do GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) da Previdência, nós temos sim manifestações, e não só da CGU, mas do Ministério Público, da Defensoria Pública da União, e é por isso que eu estou falando especificamente… Eu preciso pegar ano a ano…”, falava Elaine, quando foi interrompida por um interminável “não, não, não, não, não” de Gaspar.
Na sequência, ela continua, “a CGU, sim, tem assento no GTI da Previdência…”, mas outra vez é interrompida com inúmeros “não, não, não, não, não” do relator bolsonarista da CPMI.
Em meio à gritaria de deputados e senadores governistas, que brigavam com a mesa diretora para que a servidora seguisse com a resposta que entrega a conivência do governo Bolsonaro, Gaspar retrucava contraditoriamente dizendo que “ela vai responder à minha pergunta objetiva”, sem, no entanto, deixar Elaine responder.
Veja o vídeo:
🚨 URGENTE: servidora da CGU confirma que órgão avisou o governo Bolsonaro, em 2021, sobre descontos indevidos nos salários dos aposentados!
O relator bolsonarista da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar, parece não ter gostado muito do depoimento 😂 pic.twitter.com/dOSPBl9fp8
— Análise Política 2 (@analise2025) September 4, 2025
