(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Recife vira mar de gente em apoio a Lula na reta final da campanha: 80 mil pessoas no Marco Zero

Empresário que enviou dezenas de milhões para Dark Horse a pedido de Flávio Bolsonaro teria ganho 570 vezes na loteria

PF acha nova reserva de Flávio Bolsonaro em jatinho ligado a Vorcaro

Augusto Cury diz que Lula “destruirá” Flávio no 2º turno: “pai perdeu, filho também vai”

Master: concessão de cemitérios de SP tem novos elos com Vorcaro

  1. Home
  2. Mineração
  3. China descobre e batiza novo mineral de germânio com 72% de teor do metal raro
Mineração xDestaque1

China descobre e batiza novo mineral de germânio com 72% de teor do metal raro

11/08/2026 3 min read

AA

 China descobre e batiza novo mineral de germânio com 72% de teor do metal raro

Matéria-prima é essencial para semicondutores, fibra óptica e setor aeroespacial. Novo minério foi aprovado por comissão internacional.

Cientistas chineses descobriram e nomearam um novo mineral com teor médio de óxido de germânio de até 72%, concentração superada no mundo apenas pela germanita. Batizado de “minério de germânio Wusihe”, o mineral foi identificado e submetido para validação por um esforço conjunto de múltiplas equipes de pesquisa do país, informa o Global Times.

A nova descoberta obteve aprovação oficial da Comissão de Novos Minerais, Nomenclatura e Classificação (CNMNC), órgão vinculado à Associação Mineralógica Internacional (IMA).A validação consolida a posição de destaque da China no mapeamento de matérias-primas críticas globais.

Relevância estratégica para a alta tecnologia

O germânio é classificado como um metal crítico e estratégico de alta escassez. Trata-se de um elemento indispensável para o desenvolvimento de tecnologias de ponta, servindo de base para a fabricação de semicondutores modernos, sistemas de comunicação por fibra óptica, ópticos infravermelhos, células solares e equipamentos de medição e controle aeroespaciais.

Devido à sua reduzida abundância na crosta terrestre e à extrema raridade na formação de depósitos independentes, o germânio tem sido historicamente extraído como subproduto associado de depósitos de carvão e de minérios de chumbo e zinco.

Avanço em área de mineração e liderança global

O minério de germânio Wusihe representa o terceiro mineral rico em germânio descoberto nessa mesma área de mineração, o que reforça o potencial geológico da região para o suprimento de insumos tecnológicos de ponta.

A descoberta se alinha aos dados divulgados pelo Ministério dos Recursos Naturais da China em 29 de abril, que apontam que o país ocupa o primeiro lugar global em reservas de 14 minerais estratégicos, grupo no qual o germânio está incluído.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
agosto 2026
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
« jul   set »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Governo da Bahia xDestaque1

Governo da Bahia avança nas obras da Ponte Salvador–Itaparica com chegada de equipamentos ao estado

21/04/2026

O Governo da Bahia segue avançando com o projeto da Ponte Salvador–Itaparica, uma das maiores obras de infraestrutura em execução

Brasil xDestaque1

Mineradora Serra Verde, de Goiás, exportava toda sua produção de terras raras para a China antes de venda aos EUA

21/04/2026

Mudança no controle da mineradora em Goiás altera rota estratégica dos minerais e intensifica disputa global por insumos críticos. Antes

Ciência e Tecnologia xDestaque1

Nem os EUA previu: país do BRICS lança supercomputador de 60 mil chips para acelerar produção científica

16/04/2026

Plataforma integra dados, modelos e aplicações em ambiente automatizado A China colocou em funcionamento o maior sistema de computação científica

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.