(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Em carta, Marco Rubio confirma que Flávio Bolsonaro age contra os interesses do Brasil

Bahia transfere capital para Cachoeira e inicia celebrações do 2 de Julho

Em Barreiras, Jerônimo debate obras estruturantes com representantes do setor produtivo do Oeste baiano

Sócio de empresa ligada à produtora de filme de Bolsonaro é integrante do PCC, diz MP

Três brasileiras centenárias entram no livro de recordes e desafiam o que se sabe sobre longevidade

sufotur bahia
  1. Home
  2. Política
  3. Zema renuncia e deixa direita em cenário de guerra aberta em MG
Política xDestaque1

Zema renuncia e deixa direita em cenário de guerra aberta em MG

23/03/2026 5 min read

AA

 Zema renuncia e deixa direita em cenário de guerra aberta em MG
Romeu Zema e Mateus Simões - (Cristiano Machado / Imprensa MG)

Ex-governador mira o Planalto, mas deixa um sucessor isolado, rejeitado por anotações de Flávio Bolsonaro e ameaçado pelo avanço de Cleitinho

Por: Glauco Faria

Romeu Zema (Novo) oficializou neste domingo (22) sua renúncia ao cargo de governador de Minas Gerais, passando o bastão para o vice e pré-candidato ao cargo, Mateus Simões (PSD).

A manobra, que ocorre pouco menos de duas semanas antes do prazo limite da Justiça Eleitoral, tem como objetivo declarado pavimentar a pré-campanha de Zema à Presidência da República. Em seu discurso de despedida, o agora ex-governador adotou um tom de ataque ao governo Lulca, tentando se cacifar como nome da oposição, embora nos bastidores articule para ser o vice na chapa do senador Flávio Bolsonaro (PL).

Enquanto Zema mira o Planalto, seu sucessor assume o estado em meio a um cenário de fragmentação da direita e da extrema direita no estado. A disputa pela composição da chapa que disputará o governo do estado tem causado estranhamento entre os partidos da aliança em torno de Simões.

O acordo prévio de que o partido Novo indicaria o vice, com a vereadora de Belo Horizonte Fernanda Altoé como favorita, passou a ser questionado após o presidente do PSD em Minas, deputado estadual Cássio Soares, em uma agenda com jornalistas no início de março, ter sugerido que a indicação do vice de Simões pelo Novo não estaria garantida, segundo relata o jornal O Globo.

Base de Zema e o fator Cleitinho

O possível racha abriu espaço para o avanço de outras candidaturas no campo conservador como a do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), que já definiu seu pré-candidato a vice: o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.

A escolha é uma afronta direta a Simões, que acumula atritos públicos com Falcão. No início do ano, a esposa do prefeito, deputada estadual Lud Falcão (Podemos), relatou ter recebido uma ligação em tom de ameaça de Simões, na qual o então vice-governador teria ameaçado “fechar as portas” do Executivo caso o marido da parlamentar não se desculpasse por críticas feitas à gestão do governo estadual.

O clima de divisão atinge também o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que ainda não sabe quem apoiar no estado. Enquanto alguns deputados estaduais da sigla defendem abertamente o nome de Cleitinho, o deputado federal Nikolas Ferreira tenta costurar o apoio do partido a Simões. Contudo, anotações de Flávio Bolsonaro reveladas pela Folha de S. Paulo apontaram que o PL avaliaria que o atual governador “puxa para baixo” um eventual palanque bolsonarista.

Simões e o PSD

Ainda que faça parte do PSD, onde o presidente nacional, Gilberto Kassab, espera lançar um nome à presidência da República entre três governadores, Ratinho Jr., Eduardo Leite e Ronaldo Caiado, Simões promete lealdade a Romeu Zema.

“Nesse momento, o que muita gente vê, acho que o Kassab e o Zema também, é um cenário parecido com o que tínhamos em Minas em 2018, em que havia o PT no governo desgastado e um retorno, nesse caso não é do [ex-]presidente [Jair] Bolsonaro, é do Flávio, que pode evocar a derrota de 2022, ou seja, pode repetir um movimento que deu errado. E aí as pessoas podem olhar e falar: gente, tem outro, não? Porque desses daí eu cansei”, disse Simões, em entrevista à Folha de S. Paulo.

Em seguida, mostrou, no discurso, seu compromisso com Zema. “Acho que é essa leitura do Kassab, e é por isso que ele não se importa em dar liberdade para os governadores e eu aqui apoiar o Zema. A proposta da candidatura de Zema e de Ratinho não é de eleição com base em apoio político, mas com base em leitura popular. É óbvio que eu tenho que estar com o Zema por questão de coerência.””

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
março 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« fev   abr »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Sudeste xDestaque3

Zema alterou lei para beneficiar Master em meio à doação de R$ 1 milhão de pai de Vorcaro, diz denúncia enviada à PF

24/05/2026

“Zema enche a boca para falar e criticar Flávio Bolsonaro pela ligação ao Daniel Vorcaro, mas ele próprio tem relações

Eleições 2026 xDestaque1

CNT/MDA: Lula sai na frente em todos os cenários testados

08/09/2025

O presidente também vence os seus adversários no segundo turno  A pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (8) mostrou o presidente

Política xDestaque2

VÍDEO: Zema amplia histórico de gafes ao propor medida já existente no Bolsa Família

19/08/2025

segue expondo desconhecimentos sobre Minas Gerais, estatísticas de programas sociais e a cultura do próprio estado e país Os deslizes

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.