(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

“Irmão”: Vorcaro trata Cláudio Castro de forma íntima como Flávio Bolsonaro em novas mensagens obtidas pela PF

“Prometeu e cumpriu”: prefeitos de Mairi e Filadélfia citam obras e defendem continuidade de Jerônimo

Plenária de Waldenor e Zé Raimundo reúne mais de 600 lideranças, celebra 2 mil aguadas e entrega equipamentos

Morre aos 102 anos ex-prefeito de Salvador Virgildásio de Senna, deposto pelo golpe militar de 1964

O capital da submissão: Soberania não se negocia, o vassalismo como sistema de apropriação do Estado Brasileiro

  1. Home
  2. Educação
  3. Dia de Drones no IFBA Campus Vitória da Conquista
Educação xDestaque1

Dia de Drones no IFBA Campus Vitória da Conquista

17/03/2026 4 min read

AA

 Dia de Drones no IFBA Campus Vitória da Conquista

O  Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Vitória da Conquista realizará, no dia 19 de março, o Dia de Drones, evento voltado à divulgação de tecnologias emergentes relacionadas aos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones.

A atividade tem como objetivo apresentar aos participantes os conceitos fundamentais sobre o funcionamento desses equipamentos, além de discutir suas aplicações profissionais em diferentes áreas, como agricultura de precisão, mapeamento, inspeção técnica, segurança e produção audiovisual.

Durante o evento, serão realizadas atividades práticas e demonstrativas, permitindo que estudantes e interessados conheçam mais de perto os drones, seus componentes e suas aplicações no mundo real. A proposta é aproximar o público das tecnologias utilizadas atualmente em diversos setores da indústria e da pesquisa.

A programação reúne momentos teóricos e práticos, abordando desde conceitos básicos até demonstrações de funcionamento e montagem de drones.

Programação – 19 de março

Período da manhã (08h às 12h)

  • Palestra introdutória sobre tecnologia de drones
  • Oficina de montagem e configuração de drones
  • Exposição de drones e demonstração de equipamentos

Período noturno

  • Palestra sobre aplicações e tecnologias de drones
  • Exposição de drones

 

A oficina permitirá que os participantes compreendam aspectos técnicos importantes, como estrutura do drone, controladoras de voo, sistemas de propulsão, sensores e processos básicos de configuração e calibração. O objetivo é proporcionar uma experiência educativa que conecte teoria e prática, estimulando o interesse dos estudantes por tecnologia, robótica, eletrônica e inovação.

O evento ocorrerá no IFBA – Campus Vitória da Conquista e reunirá estudantes e interessados em conhecer mais sobre uma tecnologia que vem transformando diversas áreas do conhecimento e da indústria.

Palestrante convidado

O Dia de Drones contará com a participação do professor Dr. Leandro Gonçalves, docente do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Guanambi.

O professor atua na área de tecnologias aplicadas, drones e inovação tecnológica, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão voltados ao uso de VANTs em aplicações educacionais e técnicas. Sua atuação inclui a formação de estudantes em áreas tecnológicas e a promoção de atividades práticas que aproximam os alunos das novas ferramentas digitais.

Entre as iniciativas desenvolvidas, destaca-se a participação em ações relacionadas à OBaDrones, realizada em Guanambi, que busca popularizar a tecnologia de drones entre estudantes e incentivar o desenvolvimento de habilidades em áreas como aeronáutica, controle de voo e programação.

Os estudantes envolvidos em seus projetos também integram a Equipe DronesGuanambi, grupo que participa de competições e eventos tecnológicos em diferentes regiões do Brasil. A equipe já marcou presença em encontros realizados em Itajubá (MG) e Florianópolis (SC), eventos que reúnem equipes de diversas instituições e promovem a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes e pesquisadores.

Coordenação de Comunicação Social do Campus

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
março 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« fev   abr »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Educação xDestaque3

Ministros visitam Poções e autorizam construção do campus do IFBA

19/03/2026

O município de Poções recebeu, na manhã desta quinta-feira (19), a visita dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e

Sudoeste da Bahia xDestaque1

Governo do Brasil inicia obras de campus do IFBA em Poções (BA)

19/03/2026

Ministros Rui Costa e Camilo Santana oficializaram o início da construção. Investimento faz parte da carteira do Novo PAC As

Educação xDestaque2

Processo Seletivo Simplificado do IFBA para professores substitutos nos campi Jequié e Vitória da Conquista

04/12/2025

Aberta a seleção para professores substitutos nos campi Jequié e Vitória da Conquista, com vagas em Engenharia Mecânica, Desenho Técnico

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.