(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Além de Guanambi, Vitória da Conquista também terá apenas voos em avião de nove lugares para Salvador

Motta afirma que fará tramitação ‘sem atropelo’ de PEC 6×1 e deixa de lado projeto do governo

Deputado Zé  Raimundo pede empenho do Governo para viabilizar mais vôos entre Conquista e Salvador

BC aprovou, na gestão Campos Neto, compra de banco por Vorcaro após rejeição oito meses antes

Base do governo apresenta projeto de reestatização da distribuição de combustíveis e gás

  1. Home
  2. Saúde
  3. Entenda o que vai mudar após o fim da exclusividade do Ozempic, a caneta emagrecedora que virou febre mundial



Saúde xDestaque3

Entenda o que vai mudar após o fim da exclusividade do Ozempic, a caneta emagrecedora que virou febre mundial

16/03/2026 5 min read

AA

 Entenda o que vai mudar após o fim da exclusividade do Ozempic, a caneta emagrecedora que virou febre mundial

A substância está presente em medicamentos amplamente conhecidos, como Ozempic, Wegovy e Rybelsus

A exclusividade de mercado da semaglutida, princípio ativo de medicamentos usados no tratamento de diabetes e obesidade, chega ao fim nesta sexta-feira (20), abrindo caminho para a entrada de versões genéricas e similares no mercado brasileiro. A informação foi publicada pelo jornal O Globo.

A substância está presente em medicamentos amplamente conhecidos, como Ozempic, Wegovy e Rybelsus, todos desenvolvidos pela farmacêutica Novo Nordisk. Com o fim da patente, outras empresas poderão produzir e comercializar medicamentos à base de semaglutida no país, desde que obtenham autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a legislação brasileira, medicamentos inovadores podem ser protegidos por patente por até 20 anos. Durante esse período, apenas a empresa que desenvolveu o produto tem o direito de comercializá-lo. Após o fim dessa exclusividade, outras farmacêuticas podem produzir versões equivalentes, o que geralmente amplia a oferta e aumenta a concorrência no mercado.

Na prática, a expectativa é de que a chegada de genéricos e similares provoque uma redução significativa nos preços. Atualmente, os medicamentos à base de semaglutida têm custo elevado e estão entre os mais caros usados no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade.Pelas regras brasileiras, medicamentos genéricos precisam ser vendidos por valores ao menos 35% inferiores aos dos remédios de referência. No entanto, estudos indicam que a diferença costuma ser ainda maior.

Uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Santa Catarina apontou que os genéricos podem custar, em média, até 59% menos que os medicamentos de marca. No caso dos similares, a redução média costuma ficar em torno de 15%.A possível queda de preços também reacende a discussão sobre a inclusão da semaglutida no sistema público de saúde. Em 2025, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) avaliou a possibilidade de incorporar medicamentos com semaglutida e liraglutida no Sistema Único de Saúde (SUS), mas deu parecer contrário naquele momento. Entre os motivos apontados estava o impacto orçamentário estimado em mais de R$ 8 bilhões.

O valor projetado representaria quase o dobro do orçamento anual do programa Farmácia Popular em 2025, o que levou à decisão de não incluir os medicamentos na rede pública naquele momento.Mesmo assim, o tema segue em análise pelo governo federal. Em nota, o Ministério da Saúde informou que solicitou prioridade à Anvisa para o registro de medicamentos que utilizem os princípios ativos semaglutida e liraglutida voltados ao tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2.

Segundo a pasta, “Com a entrada de novos medicamentos genéricos no mercado e aumento da concorrência, os preços devem cair de forma significativa. Em média, estudos apontam que os genéricos induzem queda de 30% nos preços. Esse é um fator determinante para a análise de sua possível incorporação ao SUS”.

Caso as previsões de redução de preços se confirmem, especialistas avaliam que o medicamento poderá se tornar mais acessível a pacientes brasileiros, ampliando o acesso a tratamentos considerados eficazes tanto para o controle do diabetes quanto para a redução de peso. Enquanto isso, o mercado farmacêutico se prepara para uma nova fase de competição envolvendo um dos remédios mais procurados dos últimos anos.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
março 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« fev   abr »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Saúde xDestaque1

Ozempic sem patente: o que muda para o paciente brasileiro?

23/03/2026

Com debates crescentes no Congresso e movimentos internacionais pela abertura do mercado da semaglutida, especialistas avaliam os impactos jurídicos, econômicos

Artigos xDestaque2

UNIMEC – Crônica de um problema anunciado !

04/03/2026

O PL n. 037/2025, enviado a Câmara Municipal em 2025 para discussão e votação, continha as propostas básicas para o

Saúde xDestaque1

Vacina contra HPV amplia proteção e passa a prevenir novos tipos de câncer

13/02/2026

Gardasil 9 passa a ser indicada no combate aos cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço; Especialista em imunização da Saúde

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.