(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Vitória da Conquista ganhou um “Teco-Teco”

Daniel Vorcaro bancou R$ 11,9 milhões em festas com políticos em NY: da “Noite das Astronautas” à degustações de whiskys e charutos

Relator, Zé Raimundo destaca fortalecimento da Justiça baiana com ampliação do número de desembargadores

Governo da Bahia realiza obras de Infraestrutura em mais de 8 mil km de rodovias

Corpus Christi 2026: Rodovias baianas devem receber cerca de 600 mil veículos no feriado prolongado

  1. Home
  2. Internacional
  3. Líder da revolução islâmica do Irã, aiatolá Ali Khamenei é morto em ataque dos EUA e de Israel
Internacional xDestaque1

Líder da revolução islâmica do Irã, aiatolá Ali Khamenei é morto em ataque dos EUA e de Israel

01/03/2026 4 min read

AA

 Líder da revolução islâmica do Irã, aiatolá Ali Khamenei é morto em ataque dos EUA e de Israel
Ali Khamenei

Khamenei, de 86 anos, foi um adversário ferrenho do Ocidente desde que assumiu o poder, em 1989

O líder supremo do Irã e governante máximo da revolução islâmica, o aiatolá Sayyed Ali Khamenei, morreu em decorrência dos ataques desferidos pelos Estados Unidos e por Israel contra o país, confirmaram canais oficiais iranianos na noite deste sábado (28). Teerã decretou 40 dias de luto nacional.

Neste sábado, EUA e Israel lançaram uma série de ataques contra alvos iranianos, incluindo a capital Teerã, causando danos materiais e vítimas civis. O Irã respondeu com ataques retaliatórios de mísseis contra o território israelense e contra infraestruturas militares americanas no Oriente Médio. Em um primeiro momento, Teerã desmentiu os relatos sobre a morte de Khamenei, enquanto a mídia israelense e o presidente dos EUA, Donald Trump, insistiam na informação.

Khamenei, de 86 anos, foi um adversário ferrenho do Ocidente desde que assumiu o poder em 1989, após a morte do fundador da República Islâmica, o Imam Ruhollah Khomeini — que, por sua vez, havia chegado ao poder com o triunfo da revolução islâmica de 1979, responsável pela derrubada do regime monárquico do xá.

Com mãos de ferro, Khamenei sufocou sucessivas revoltas internas, valendo-se do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica para esmagar a dissidência. Seu objetivo declarado — moldado pelos sermões de Khomeini, cujo retrato o acompanha em palácios e cerimônias por todo o Irã — era conduzir seu povo rumo à “Ummah”, conceito islâmico que designa a comunidade universal de todos os muçulmanos do mundo. Nos últimos anos o governo até ensaiava uma tímida abertura às pressões internas, flexibilizando de forma gradual certas normas, como o uso obrigatório do véu pelas mulheres.

Natural de Mashhad, na província do Khorasan, Khamenei foi escolhido sucessor de Khomeini pelo Conselho dos Peritos e Guardiões. À época, sua capacidade de manter a coesão do país diante das turbulências internas e das pressões das potências hegemônicas globais — em especial do sionismo — frustrou as expectativas daqueles que apostavam no colapso da revolução com a perda de seu fundador.

Antes disso, em 1981, com a morte do presidente Mohammad Ali Rajai, Khamenei lançou sua candidatura nas eleições presidenciais antecipadas. Com mais de 95% dos votos, tornou-se o primeiro clérigo a ocupar a presidência do país.

Em seus discursos semanais, o líder frequentemente evocava as memórias dos anos passados nas prisões, nos centros de detenção e no exílio.

Quanto ao futuro do país, observadores ocidentais delineiam alguns cenários para a transição de liderança: a continuidade da revolução, uma transição conduzida pelas forças armadas ou o aprofundamento das pressões internas e externas sobre o governo. As hipóteses impostas de fora, contudo, são as que menos perspectivas oferecem de trazer estabilidade ao país.

Fato é que a revolução islâmica iraniana, independentemente das divergências que provoca, constitui um capítulo singular e incontornável da história contemporânea — apontada por estudiosos do Sul Global como um dos marcos fundadores do que hoje se denomina multipolaridade.

Sob a liderança de Khamenei, o Irã ergueu-se das ruínas da guerra contra o Iraque, resistiu a décadas de sanções ocidentais devastadoras, elevou comprovadamente o padrão de vida da população e projetou sua influência por toda a região. Em suas memórias, o próprio líder não atribui essa trajetória a habilidades políticas, mas a uma força divina.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
março 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« fev   abr »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
lesa-pátria xDestaque1

EUA citam Pix 20 vezes em tarifaço contra o Brasil defendido pelos irmãos Bolsonaro

02/06/2026

Ação de Trump contra o Brasil, apoiada pela família Bolsonaro, coloca em risco o futuro do Pix, método de pagamento

Internacional xDestaque1

Sucesso em Washington consolida Lula como o maior estadista da história do Brasil e um dos maiores do mundo

10/05/2026

Presidente defende paz, reforma da ONU, soberania brasileira e diálogo global em encontro histórico com Donald Trump na Casa Branca.

Internacional xDestaque1

Em ligação antes de reunião, Trump diz “I love you” para Lula, que é recebido com tapete vermelho nos EUA

07/05/2026

Lula desembarcou em Washington para encontro com Donald Trump; na pauta estão temas como Pix, terras raras e combate ao

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.