(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Datafolha: Lula abre 9 pontos sobre Flávio Bolsonaro após caso Vorcaro

Zema alterou lei para beneficiar Master em meio à doação de R$ 1 milhão de pai de Vorcaro, diz denúncia enviada à PF

Agricultura familiar, crédito rural e regularização fundiária marcam terceira plenária virtual de Waldenor e Zé Raimundo

Em Jequié, novo ambulatório e Centro de Ensino do Prado Valadares Hospital Geral Prado fortalecem estrutura de saúde

Que fim levou a poupança de Lydia

  1. Home
  2. Política Conquistense
  3. Ex-paciente de câncer e fundador do Clube Oncológico, Isaac Soares compartilha trajetória inspiradora no Fala Conquista
Política Conquistense xDestaque1

Ex-paciente de câncer e fundador do Clube Oncológico, Isaac Soares compartilha trajetória inspiradora no Fala Conquista

27/11/2025 5 min read

AA

 Ex-paciente de câncer e fundador do Clube Oncológico, Isaac Soares compartilha trajetória inspiradora no Fala Conquista
Isac Soares

Na edição desta quarta-feira do programa Fala Conquista, os jornalistas Andréa Povoas e Guilherme Barbosa receberam o personal trainer e influenciador Isaac Soares, fundador do Clube Oncológico e ex-paciente de câncer de testículo. Em pleno Novembro Azul, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças que afetam a saúde masculina, Isaac trouxe um depoimento forte e emocionante sobre sua trajetória marcada pela superação e pelo compromisso em ajudar quem enfrenta o câncer.

Diagnóstico aos 19 anos e o início de uma batalha inesperada

Isaac relembrou que sua história com o câncer começou cedo, em 2008, quando ainda cursava o segundo semestre de Educação Física na FTC. Aos 19 anos, ao notar um caroço aderido ao testículo durante o autoexame e perceber uma perda de peso acelerada, buscou ajuda médica.

“O alerta veio dos colegas e do meu próprio toque. Eu emagreci muito rápido, sem estar fazendo dieta. Aquilo chamou minha atenção”, contou.

Após a consulta com o urologista Dr. Abissamar, uma bateria de exames revelou a necessidade de uma cirurgia para remoção do testículo. A biópsia confirmou um diagnóstico raro e agressivo: coreocarcinoma de testículo. “Ali minha vida começa a mudar de fato”, lembra.

Metástase, quimioterapia e fé

O tratamento exigiu mudanças radicais. Com metástases identificadas nos pulmões e no abdômen, Isaac precisou trancar a faculdade, se afastar do serviço militar e deixar seu emprego para iniciar o tratamento intensivo em Salvador.

Ele descreveu o processo de quimioterapia como um dos períodos mais duros da sua vida, marcado por isolamento, aparência fragilizada e incertezas.

“Me olhava no espelho, carequinha, sem sobrancelha, mais magro, sem massa muscular… e não sabia o que estava acontecendo. Mas tive muita fé em Deus e apoio incondicional da família, amigos e colegas”, relatou.

Com a progressão da doença, chegou a ouvir do oncologista que não havia mais alternativas terapêuticas, restando apenas a possibilidade de um transplante de medula em São Paulo. “Ajoelhei e fiz uma oração simples: ‘Deus, faz um milagre na minha vida’”, recorda.

Dias depois, novas cirurgias retiraram tumores que já estavam fibrosados. As biópsias constataram que estavam secos — um resultado celebrado pela equipe médica e que mudou a direção do tratamento.

Recomeço, carreira e o nascimento de uma missão

Em 2009, com o marcador tumoral zerado, Isaac recebeu autorização para retomar a vida. Voltou para a faculdade, concluiu sua formação e se especializou em Fisiologia do Exercício para Grupos Especiais e em Oncologia.

Da experiência pessoal nasceu o Clube Oncológico, o primeiro programa 100% online do Brasil focado na reabilitação física e emocional de pacientes com câncer. Hoje, o projeto oferece suporte multidisciplinar, com orientação física, nutricional e psicológica, alcançando pessoas no Brasil e no exterior.

Isaac também é coautor de um livro sobre oncologia integrativa, mantém o canal Sobreviventes de Câncer, no YouTube, e atua como voluntário no Oncoguia, maior ONG do país dedicada ao apoio de pacientes oncológicos.

Família e fertilidade: um capítulo de esperança

O câncer e a quimioterapia deixaram como sequela a infertilidade. No entanto, ainda em 2008, Isaac havia congelado sêmen — decisão que, anos depois, tornaria possível realizar outro sonho.

Treze anos após o tratamento, ele e sua esposa realizaram fertilização in vitro. Hoje, são pais de Ravi, de 3 anos e 4 meses. “É meu filhão querido. Um presente de Deus e um símbolo de que a vida sempre encontra caminho”, celebra.


Mensagem para o Novembro Azul

Ao final da entrevista, Isaac reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, especialmente entre os homens, que ainda têm resistência em procurar atendimento médico.

“O toque salvou minha vida. A informação salva vidas. Espalhem essa mensagem de esperança e cuidado”, disse.

Ele agradeceu o espaço na Rádio Câmara e incentivou o público a acompanhar seu trabalho nas redes sociais, onde continua compartilhando histórias, orientações e apoio a quem enfrenta o câncer:

“Tenho muito orgulho de levantar essa bandeira da saúde e do acolhimento. Estamos juntos nessa missão.”

Por Andréa Póvoas

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
« out   dez »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Saúde xDestaque1

Aumento de 11% nos casos de câncer reforça alerta da SBRT sobre radioterapia sustentável no SUS

24/02/2026

Diante da estimativa do INCA de aumento de 11% nos novos casos de câncer no Brasil no triênio 2026/2028, a

Saúde xDestaque1

Vacina contra HPV amplia proteção e passa a prevenir novos tipos de câncer

13/02/2026

Gardasil 9 passa a ser indicada no combate aos cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço; Especialista em imunização da Saúde

Política Conquistense xDestaque2

Fala Conquista debate o uso terapêutico da Cannabis medicinal

13/11/2025

O uso medicinal da Cannabis, popularmente conhecida como maconha, foi um dos temas no Programa Fala Conquista desta quarta-feira (12).

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.