(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Peixe brasileiro supera o salmão e, é apontado como um dos mais saudáveis do mundo

Tarifa zero custa R$ 78 bi e é viável sem imposto novo, diz estudo

Ex-paciente de câncer e fundador do Clube Oncológico, Isaac Soares compartilha trajetória inspiradora no Fala Conquista

Efeito Lula: Brasil alcança marca histórica de 8 milhões de turistas internacionais em 2025

Ministério dos transportes quer antecipar o leilão da antiga VIA BAHIA

cmvc secom governo bahia secom governo bahia
  1. Home
  2. Golpe de Estado
  3. Único réu absolvido pelo STF, general Theophilo seria peça chave do golpe para acusação



Golpe de Estado xDestaque2

Único réu absolvido pelo STF, general Theophilo seria peça chave do golpe para acusação

23/11/2025 3 min read

AA

 Único réu absolvido pelo STF, general Theophilo seria peça chave do golpe para acusação
General Estevam Teófilo

Agência Pública

Embora apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos nomes centrais do plano de golpe de Estado, o general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira foi absolvido por unanimidade pelo Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do núcleo 3 da trama golpista. O militar teria se comprometido “a executar as medidas necessárias para a consumação da ruptura institucional”, segundo descrição da denúncia da Procuradoria-geral da República (PGR).

Conhecido por ser nome de “prestígio no meio militar”, Estevam é filho do general-de-brigada Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto, que era da cúpula verde-oliva na Ditadura Militar, ou seja, um líder militar do regime. O filho foi promovido a general em 25 de novembro de 2019 e liderava o Comando de Operações Terrestres (COTER), tropa com maior contigente do Exército, destacou a PGR.

Ele e outros nove réus faziam parte das Forças Especiais do Exército, grupo conhecido como “kids pretos”. Esses integrantes, segundo as investigações, foram responsáveis pelo planejamento operacional do golpe, com ações violentas que previam até os assassinatos do presidente Lula (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB).

Por meio de diálogos encontrados no telefone do delator e ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, a PF descobriu que o general “teria consentido com a adesão ao golpe”, sendo o “responsável operacional pelo emprego da tropa caso a medida de intervenção [militar] se concretizasse”.

A Agência Pública mostrou que o general Estevam Theophilo teria tentado, já no governo Lula, centralizar a elite do Exército sob seu comando – mas houve resistências internas.

A tropa comandada por ele era definida como “unidade cuja adesão seria fundamental” para o golpe, de acordo com as investigações. Além disso, o general e os demais “kids pretos” teriam atuado em reuniões para garantir mobilização, logística e financiamento às manifestações em frente aos quartéis.

Falta de provas
Ainda que a delação de Mauro Cid e as investigações da PF apontassem para a participação de Theophilo na tentativa de intervenção militar, o relator, Alexandre de Moraes, votou por inocentar o réu. O ministro – que teve o voto acompanhado pelos demais membros da Corte – disse não haver provas suficientes para a condenação e destacou que os únicos indícios de participação na trama golpista resultam da delação de Mauro Cid.

Inicialmente, contava-se também com a declaração do general Freire Gomes, outro “kid preto”, que corroborava com a denúncia da PGR de que Estevam teria se reunido com Jair Bolsonaro para discutir a assinatura de uma minuta de golpe e a participação militar na operação. Em juízo, porém, Gomes recuou no depoimento.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
« out    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Segurança Pública xDestaque1

Urgente: Bolsonaro é preso preventivamente pela Polícia federal

22/11/2025

Ele foi detido na manhã deste sábado e levado à sede da PF; medida é cautelar e não envolve cumprimento

Segurança Pública xDestaque1

Ex-ministro de Bolsonaro é alvo da Operação Sem Desconto e vai usar tornozeleira

13/11/2025

José Carlos Oliveira, conhecido como Ahmed Mohamad, também é alvo de mandados de busca e apreensão A nova fase da

Política da Bahia xDestaque1

Prefeitos baianos alvos de operação integram organização que desviou R$ 12 milhões na Bahia, diz PF

23/10/2025

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagaram nesta quinta-feira (23), a Operação Intercessor, que tem

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.