Peixe brasileiro supera o salmão e, é apontado como um dos mais saudáveis do mundo
Governistas comemoram recuo de tarifas dos EUA e exaltam diplomacia de Lula
A decisão do presidente norte-americano Donald Trump de suspender a tarifa de 40% aplicada a diversos produtos do agronegócio brasileiro foi recebida com entusiasmo por parlamentares governistas. Nas redes sociais, aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebraram o gesto, destacando o papel da política externa conduzida pelo atual governo.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que o resultado reflete a estratégia diplomática adotada pelo Brasil e aproveitou para criticar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março e responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente atuar no país estrangeiro a favor de sanções contra o Brasil.
“Hoje o país coleta os frutos de uma política externa responsável, capaz de proteger nossa economia, ampliar mercados e reconstruir a credibilidade perdida. É preciso dizer: vencemos os traidores da pátria!”

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também se manifestou, dirigindo críticas diretas a Eduardo Bolsonaro, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que havia responsabilizado Lula pelo aumento tarifário anterior.
“Lula soube conversar com seriedade e altivez com Donald Trump, confirmando que é um verdadeiro líder. Vitória do Brasil e enorme derrota dos traidores da pátria, Jair e Eduardo Bolsonaro, e daqueles que comemoraram o tarifaço contra o país, como o governador Tarcísio de Freitas e outros mais.”

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também destacou o impacto positivo da medida para a economia brasileira. Para ele, a decisão norte-americana simboliza o retorno do Brasil a uma postura mais assertiva nas relações internacionais.
“A decisão dos Estados Unidos de retirar tarifas de produtos brasileiros confirma a força da diplomacia ativa do governo Lula, que trabalha com diálogo, respeito e inteligência estratégica para negociar e ampliar mercados, gerando oportunidades ao nosso país. Uma vitória para o agro, para a indústria e para o Brasil que volta a ocupar seu lugar no mundo com seriedade e credibilidade com a nossa diplomacia.”

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também repercutiu o anúncio, classificando o recuo dos Estados Unidos como uma “excelente notícia”.

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) também celebrou o resultado e ressaltou o impacto das negociações bilaterais conduzidas pelo Palácio do Planalto. Para ela, o avanço só foi possível devido ao reposicionamento diplomático do Brasil no cenário internacional.
“Os EUA retiraram tarifas de até 40% sobre café, carne e outros alimentos brasileiros. As conversas entre o presidente Lula e o governo americano foram decisivas. Quando o país tem um presidente de verdade, nem quem tenta agir contra a pátria consegue prejudicar o Brasil.”

O senador Humberto Costa (PT-PE) seguiu a mesma linha ao destacar o protagonismo de Lula nas tratativas com Washington, mas com bom humor, chamando o presidente de “craque da diplomacia”.

Outro parlamentar que se manifestou foi o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que reforçou a importância do diálogo institucional mantido pelo governo brasileiro com os Estados Unidos.



