(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

URGENTE: Bolsa Família será cortado em 2 anos, informa coordenadora de Flávio Bolsonaro

Morre aos 84 anos Benito di Paula, autor de grandes clássicos da MPB

Governo da Bahia amplia rede de saúde com novos serviços e entrega de ambulâncias nesse sábado (17)

“Ao invés de ficar falando que é honesto, prove que é honesto”: o ponto alto de Lula no confronto com Flávio

Mais de 4 mil seções eleitorais tiveram locais de votação alterados

  1. Home
  2. Artigos
  3. A política de Vitória da Conquista à deriva: a união em torno de um candidato importado e a urgência do voto distrital
Artigos xDestaque2

A política de Vitória da Conquista à deriva: a união em torno de um candidato importado e a urgência do voto distrital

03/11/2025 3 min read

AA

 A política de Vitória da Conquista à deriva: a união em torno de um candidato importado e a urgência do voto distrital

A política de Vitória da Conquista atingiu um novo e preocupante patamar de degradação. Em uma manobra que desafia a lógica da representatividade local, vereadores da cidade, incluindo o próprio presidente da Câmara e um suplente, uniram-se para apoiar um jovem médico de Salvador, sem qualquer vínculo orgânico com o município que será candidato a deputado federal na próxima eleição.

.Com um eleitorado de aproximadamente 250 mil pessoas, Conquista foi surpreendida por uma aliança que privilegia interesses externos, em detrimento das demandas genuínas da população local.

O candidato, primário na política, tem como principal credencial o fato de ser filho do presidente da Câmara Municipal de Salvador. Sua candidatura, mais que uma aposta, parece uma estratégia clara para utilizar o poder econômico e a influência de sua família para conquistar votos em uma cidade que desconhece. Este cenário revela uma política de “garimpeiros de votos”, que buscam em outras praças o que não conseguem construir em seu próprio reduto, desrespeitando o eleitorado e minando a confiança na representação popular.

Essa situação escancara a necessidade urgente de uma reforma eleitoral, focada na implantação do voto distrital. O modelo atual, de lista aberta, permite que candidatos com alto poder financeiro “importem” votos de outras regiões, utilizando a estrutura partidária para se elegerem. Já no voto distrital, o município seria dividido em distritos, e cada eleitor votaria em um candidato da sua própria região. Isso forçaria os candidatos a construírem suas bases eleitorais localmente, aproximando o representante do representado e eliminando a influência de forasteiros oportunistas.

A adoção do voto distrital no Brasil, especialmente para as eleições municipais, é um passo crucial para resgatar a legitimidade da política. Ele impediria que “forasteiros” com pouco ou nenhum conhecimento dos problemas locais se elejam com base em poderio econômico e alianças de conveniência. Ao focar a disputa eleitoral nos distritos, o sistema valoriza o trabalho de base, o engajamento com a comunidade e o conhecimento das necessidades reais da população. A reforma é um clamor pela valorização da representatividade autêntica e pelo fim da política de balcão que envergonha Vitória da Conquista.

SEVERO SALES

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
« out   dez »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Paulo Nunes xDestaque2

Caminhar não é (PRECISO) viver também não

18/10/2026

Artigo escrito originalmente em 2013 As  leis de trânsito dão prioridade ao pedestre, mas não se desenvolvem políticas públicas para

Vitória da Conquista xDestaque1

Vitória da Conquista está com alerta de baixa umidade do ar para esta segunda-feira, 14

14/09/2026

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo potencial de baixa umidade para Vitória da Conquista e

Saúde xDestaque1

Representante do Ministério da Saúde visita Carreta de Saúde da Mulher em Vitória da Conquista (BA)

10/09/2026

  Uma Carreta do Ministério da Saúde de Prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e de

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.