(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Wagner culpa Bolsonaro por fraudes no INSS e diz que governo Lula age com ‘firmeza’

Gripe é principal causa de mortes por SRAG em idosos, alerta Fiocruz

VÍDEO: O emocionante discurso de Lula no velório de Pepe Mujica

“Entre 2019 e 2022 o ladrão entrou na casa”, diz ministro sobre fraudes no INSS

Desenvolvendo a Paciência e a Tolerância nos Relacionamentos

  1. Home
  2. Internacional
  3. Morre o Papa Francisco, aos 88 anos



Internacional xDestaque3

Morre o Papa Francisco, aos 88 anos

21/04/2025 4 min read

AA

 Morre o Papa Francisco, aos 88 anos
Papa Francisco (Foto: Reuters)

Primeiro pontífice latino-americano deixa um legado de reformas, simplicidade e defesa dos marginalizados

O Papa Francisco, primeiro líder latino-americano da Igreja Católica, faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos. A notícia foi confirmada pelo Vaticano em uma declaração em vídeo transmitida por seu canal oficial.

 “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco”, declarou o cardeal Kevin Farrell, visivelmente emocionado, em mensagem transmitida ao mundo inteiro.

Francisco havia recentemente superado um quadro grave de pneumonia dupla, mas não resistiu a complicações de saúde que o acompanhavam há meses. Ele morreu às 7h35 (horário local), na Casa Santa Marta, residência onde escolheu viver desde o início de seu pontificado.

Um papado de ruptura e esperança

Nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, no dia 17 de dezembro de 1936, Francisco foi eleito em 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro papa jesuíta, o primeiro do hemisfério sul e o primeiro não europeu em mais de 1.200 anos.

Seu pontificado foi marcado por uma tentativa corajosa — e muitas vezes turbulenta — de modernizar uma instituição milenar, frequentemente resistente a mudanças. Enfrentando tensões internas, Francisco propôs uma Igreja mais próxima dos pobres e marginalizados, mais transparente e comprometida com a justiça social, ambiental e inter-religiosa.

Reforma, escândalos e enfrentamentos

Durante 11 anos de papado, Francisco buscou reformar a Cúria Romana, combater a corrupção financeira e enfrentar com firmeza os casos de abuso sexual cometidos por membros do clero. Suas atitudes, no entanto, geraram divisões profundas dentro da Igreja, especialmente entre setores conservadores que o viam como demasiadamente liberal.

Ele promoveu maior espaço para os leigos, defendeu o papel das mulheres, acolheu divorciados e se posicionou com compaixão em relação à comunidade LGBTQIA+. Também canonizou 892 santos e beatificou 1.174 pessoas — números que refletem seu esforço por ampliar o reconhecimento de figuras exemplares da fé em diversas partes do mundo.

Francisco se tornou uma liderança moral global, frequentemente citada por chefes de Estado e organismos internacionais. Sua encíclica “Laudato Si’”, sobre a preservação ambiental, influenciou debates em todo o planeta. Foi também defensor incansável dos migrantes, críticos do neoliberalismo e articulador de pontes com o mundo muçulmano, judeu e budista.

Adeus ao papa da humildade

Em vida, Francisco rejeitou os luxos do Vaticano. Recusou-se a viver nos aposentos papais, optando pela simplicidade da Casa Santa Marta. Solicitou, antes de sua morte, um funeral modesto, semelhante ao de um bispo comum, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma — lugar que simboliza seu afeto pelos excluídos e peregrinos.

Com sua morte, tem início o período conhecido como Sé Vacante. O conclave que elegerá seu sucessor deve ser convocado nas próximas semanas. A sucessão de Francisco definirá os rumos da Igreja em um momento em que suas reformas ainda provocam debates acalorados.

Francisco parte deixando uma marca profunda e, ao mesmo tempo, controversa: a de um pastor que tentou levar a Igreja às periferias, mesmo enfrentando as resistências do centro.

 

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
abril 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
« mar   maio »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Internacional xDestaque1

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

14/05/2025

Ícone da esquerda, ele enfrentava um câncer de esôfago Lucas Pordeus León e Pedro Rafael Vilela – Repórteres da Agência

Brasil xDestaque1

Brasil se une em oração pela saúde do Papa Francisco

23/02/2025

De Norte a Sul do país, orações pela recuperação do pontífice, diagnosticado com pneumonia. Os Bispos expressam solidariedade e comunhão

Jornalismo e mídia xDestaque3

‘Voz marcante’ do jornalismo brasileiro, Léo Batista morre aos 92 anos

19/01/2025

O jornalista estava internado em um hospital do Rio de Janeiro Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.