(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Operação retira ligação clandestina que abastecia mais de 50 imóveis, alguns com piscina, em Vitória da Conquista

Toffoli autoriza PF a fazer buscas em investigação contra Moro

Criou o Dia do Professor. Primeira deputada negra no Brasil. E marcou a história da educação no país

Transnordestina recebe autorização para transportar cargas entre Piauí e Ceará

Centro de Referência promove ações pelo Dia de Luta das Pessoas com Doença Falciforme

cmvc
  1. Home
  2. Governo da Bahia
  3. Estado realiza mais de meio milhão de cirurgias eletivas em menos de dois anos



Governo da Bahia xDestaque1

Estado realiza mais de meio milhão de cirurgias eletivas em menos de dois anos

08/11/2024 2 min read

AA

 Estado realiza mais de meio milhão de cirurgias eletivas em menos de dois anos

Desse total, cerca de 70% das cirurgias foram executadas diretamente pelo governo do Estado

Entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, a Bahia realizou 585.354 cirurgias eletivas, um número que demonstra o compromisso do Estado com a redução das filas e a ampliação do acesso à saúde para a população. Desse total, cerca de 70% das cirurgias foram executadas diretamente pelo Governo, com financiamento combinado de recursos estaduais e federais.

Esse resultado coloca a Bahia na liderança do Nordeste em procedimentos realizados pelo Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde, além de destacar o estado como o quarto maior em volume de cirurgias eletivas no país. Entre os procedimentos mais realizados estão cirurgias de facoemulsificação com implante de lente intraocular dobrável, hernioplastias inguinais, colecistectomias, laqueaduras tubárias, vasectomias, histerectomias e capsulotomias YAG laser, atendendo às principais demandas de saúde da população.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforça a importância dessas cirurgias para a qualidade de vida dos baianos: “uma cirurgia eletiva muitas vezes representa o retorno ao convívio social, à rotina de trabalho e à autonomia. Cada intervenção realizada traz uma melhora significativa na vida do paciente e de sua família, e é isso que norteia nosso trabalho: devolver saúde e dignidade para quem precisa.”

Além do avanço nas cirurgias eletivas, o Governo do Estado tem feito investimentos robustos em infraestrutura, tecnologia, equipamentos e veículos, fortalecendo o atendimento em alta complexidade. “Desde 2023, mais de 3 mil novos leitos foram abertos em unidades estaduais ou em parcerias com a iniciativa privada e filantrópica. Também inauguramos hospitais estaduais em regiões antes desassistidas, como Jacobina, Itaberaba, Teixeira de Freitas e Jaguaquara”, destaca a secretária. Esses investimentos estão acelerando transferências e ampliando o acesso a cuidados especializados, promovendo uma assistência à saúde mais completa e acessível em todo o território baiano.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
« out   dez »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Saúde xDestaque1

Ministério da Saúde realiza maior número de cirurgias eletivas da história do SUS

26/01/2025

Ministério da Saúde realiza maior número de cirurgias eletivas da história do SUS  O Ministério da Saúde do Brasil anunciou

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.