(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Gonet apresenta hoje parecer pela condenação de Bolsonaro e demais golpistas

Reforma tributária: como ficam estados e empresas com fim de benefícios fiscais

Petrobahia celebra aumento na venda de diesel marítimo e mira aumento de atuação no Norte do Brasil

IEL oferece mais de 2,4 mil vagas de estágio em todo o país

Deputados baianos implementam novo formato de distribuição de emendas com foco em transparência





  1. Home
  2. Política Conquistense
  3. TRE-BA confirma a decisão de inelegibilidade da prefeita Sheila Lemos



Política Conquistense xDestaque1

TRE-BA confirma a decisão de inelegibilidade da prefeita Sheila Lemos

24/09/2024 3 min read

AA

 TRE-BA confirma a decisão de inelegibilidade da prefeita Sheila Lemos

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) confirmou, nesta terça-feira (24), a inelegibilidade da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), que concorre à reeleição. A decisão foi publicada no acórdão assinado pela desembargadora Maízia Seal Carvalho,  e resulta da impugnação do pedido de registro de candidatura de Sheila, com base no artigo 14, §5 e 7º, da Constituição Federal, que veda um terceiro mandato consecutivo dentro do mesmo núcleo familiar.

Segundo a decisão do TRE, Sheila Lemos, que ocupa o cargo de prefeita desde 2021, não poderia concorrer nova eleição, por canta do  ligação de parentesco com a  ex-vice-prefeita, que também assumiu temporariamente a titularidade do Executivo municipal entre 2017 e 2020. O Tribunal entendeu que, o exercício do mandato, no pleito de 2016 a 2020 e, nesse período tendo assumido a titularidade do cargo,  Irma Lemos, mãe da atual prefeita, se tornou o primeiro mandato familiar,  o que caracteriza inelegibilidade, para um terceiro mandato, já que sua filha Sheila Lemos, foi eleita vice-prefeita para o período 2021 q 2024, sendo assim,  a lei impede a continuidade de um mesmo grupo familiar no poder por mais de dois mandatos consecutivos.

Em um dos trechos do acórdão, o Tribunal afirma que, “tendo a ex-vice-prefeita assumido a chefia do Executivo municipal no mandato de 2017 a 2020 e sua filha exercido a titularidade no mandato seguinte (2021-2024), ambas estão inelegíveis para o mesmo cargo no mandato subsequente (2025-2028)”. Além disso, a corte esclarece que “estará configurado o exercício do mandato por qualquer fração de tempo e circunstância que determine a assunção da titularidade do Poder Executivo”.

O acórdão é o documento que formaliza a decisão de um tribunal após o julgamento de um processo, funcionando como uma espécie de resumo final das deliberações feitas pelos magistrados. No caso de Sheila Lemos, o acórdão do TRE-BA detalha os argumentos usados para fundamentar a inelegibilidade, apontando que o exercício do mandato, mesmo que por uma fração de tempo, incide na vedação constitucional para o pleito subsequente.

De acordo com o documento, o recurso que questionava o deferimento do registro de candidatura foi aceito, o que levou ao indeferimento do pedido de registro da prefeita.

A prefeita Sheila Lemos ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que será a instância responsável por julgar o caso em definitivo. Até que haja uma decisão final do TSE, a campanha da candidata continua, e seus votos serão computados nas urnas. Contudo, se a decisão for mantida pela instância superior, esses votos podem ser invalidados, e a candidata poderá ser afastada da disputa.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
setembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
« ago   out »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Direito e Cidadania xDestaque1

TSE define relator do processo de inelegibilidade da prefeita de Vitória da Conquista

14/10/2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou nesta segunda-feira, 14 de outubro, o sorteio eletrônico que definiu o relator do recurso

Direito e Cidadania xDestaque1

Veja o julgamento da inelegibilidade de Sheila Lemos (ou não)

18/09/2024

Compartilhe:  

Artigos xDestaque2

 Inelegibilidade reversa que pode tirar Sheila Lemos da disputa já anulou eleição na cidade de João Dourado, em 2020

18/09/2024

A inelegibilidade reversa, norma jurídica para evitar que grupos familiares se perpetuem no poder, e que pode derrubar a candidatura

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.