(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de RAUL SILVA SANTOS

Corrigir o erro para evitar o caos

Flávio Bolsonaro usou imóvel que pertenceu a cunhado de Vorcaro em São Paulo durante campanha

Nova escola de tempo integral amplia oferta para educação em São Miguel das Matas

O encontro de Vânia com Lula

  1. Home
  2. lesa-pátria
  3. Comandante do Exército ameaçou prender Bolsonaro caso insistisse com tentativa de golpe, diz ex-chefe da Aeronáutica
lesa-pátria xDestaque2

Comandante do Exército ameaçou prender Bolsonaro caso insistisse com tentativa de golpe, diz ex-chefe da Aeronáutica

15/03/2024 3 min read

AA

 Comandante do Exército ameaçou prender Bolsonaro caso insistisse com tentativa de golpe, diz ex-chefe da Aeronáutica
General Marco Antônio Freire Gomes, Jair Bolsonaro e brigadeiro Carlos Baptista Júnior (Foto: Divulgação

Posicionamento de Freire Gomes foi feito quando Bolsonaro considerava utilizar instrumentos como a GLO, estado de defesa ou estado de sítio para atentar contra a democracia

 O ex-comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior, afirmou em seu depoimento à Polícia Federal (PF), no âmbito do inquérito que apura um suposto plano de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o então comandante do Exército, Freire Gomes, comunicou a sua intenção de prender Jair Bolsonaro (PL) caso este tentasse levar adiante a intentona golpista.

“Depois de o presidente da República, Jair Bolsonaro, aventar a hipótese de atentar contra o regime democrático, por meio de alguns institutos previsto na Constituição (GLO ou estado de defesa ou estado de sítio), o então comandante do Exército, general Freire Gomes, afirmou que caso tentasse tal ato teria que prender o presidente da República”, disse o brigadeiro em seu depoimento, de acordo com a Folha de S. Paulo. A afirmação de Baptista Júnior foi dada no inquérito das milícias digitais, que investiga a tentativa de golpe discutida em reuniões convocadas por Bolsonaro após o segundo turno das eleições de 2022.

Ainda de acordo com a reportagem, o ex-comandante da Aeronáutica contou à PF que o posicionamento de Freire Gomes foi feito durante um momento em que Bolsonaro considerava utilizar instrumentos constitucionais, como a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), estado de defesa ou estado de sítio, para atentar contra o regime democrático.

O ex-comandante da Aeronáutica também descreveu como ele e o chefe do Exército se opuseram à tentativa de golpe, enquanto o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, colocou as tropas à disposição para discutir as minutas apresentadas por Bolsonaro.

Além disso, Baptista Júnior afirmou que ele próprio avisou o ex-mandatário que não apoiaria uma ruptura institucional e que deixou claro que não aceitaria qualquer tentativa de Bolsonaro de se manter no poder após o término do seu mandato. Em seu depoimento, “o ex-chefe da FAB também relatou qual foi a reação de Bolsonaro após ele ‘deixar claro’ sobre sua posição a respeito de GLO, estado de sítio e estado de defesa, debatidas nas minutas colocadas na mesa pelo entorno do ex-presidente. ‘Que o ex-presidente ficava assustado’”, destaca a reportagem.

Freire Gomes também informou à PF que a minuta golpista encontrada na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, era a mesma versão apresentada por Bolsonaro aos chefes das Forças Armadas em uma reunião realizada em dezembro de 2022.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« fev   abr »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Segurança Pública xDestaque1

PF encontra elo entre Mário Frias e Karina Gama com Flávio Bolsonaro no caso Master, revela decisão de Dino

10/09/2026

Decisão de Flávio Dino, que deu aval à megaoperação de busca e apreensão da PF, aponta Mário Frias como “como

Segurança Pública xDestaque1

Dino determina volta de Andrei Rodrigues à chefia da PF

09/09/2026

Decisão, que será submetida ao plenário do STF, cita possível interferência de Mendonça no caso Dark Horse. O ministro Flávio

Política xDestaque1

PF confirma que contratos citados em reportagens sobre Fábio Luís não foram assinados

25/08/2026

Investigação relata tratativas e projetos que não avançaram no Ministério da Saúde; pasta afirma que iniciativas não tiveram encaminhamento nem

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.