(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Governo Lula entrega 4 ambulâncias zero KM- (SAMU-192) ao governo de Vitória da Conquista

Além de Guanambi, Vitória da Conquista também terá apenas voos em avião de nove lugares para Salvador

Motta afirma que fará tramitação ‘sem atropelo’ de PEC 6×1 e deixa de lado projeto do governo

Deputado Zé  Raimundo pede empenho do Governo para viabilizar mais vôos entre Conquista e Salvador

BC aprovou, na gestão Campos Neto, compra de banco por Vorcaro após rejeição oito meses antes

  1. Home
  2. lesa-pátria
  3. Fraudes em cartões de vacinação foram ordem de Bolsonaro, diz Cid à PF



lesa-pátria xDestaque1

Fraudes em cartões de vacinação foram ordem de Bolsonaro, diz Cid à PF

24/10/2023 4 min read

AA

 Fraudes em cartões de vacinação foram ordem de Bolsonaro, diz Cid à PF
Jair Bolsonaro e Mauro Cid (Foto: ABr | Agência Senado )
Afirmação foi feita em delação premiada e contraria discurso do ex-presidente e de seus aliados

Ao contrário do que dizia Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados sobre o escândalo das fraudes nos cartões de vacinação contra a Covid-19, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República, disse em delação premiada à Polícia Federal que foi o próprio ex-presidente quem ordenou a confecção dos documentos adulterados.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23) por Aguirre Talento, no Uol, depois que três fontes do jornalista, que acompanharam as negociações com Cid, confirmaram a declaração.

Em maio, o próprio Bolsonaro dizia que não conhecia as fraudes nos cartões de vacinação e que tampouco havia orientado ninguém nesse sentido. Fábio Wajngarten, seu advogado e ex-Secom, reafirmou a versão do ex-presidente à reportagem supracitada e agregou que seu visto para os EUA não precisaria do certificado de vacinação, assim como o de sua filha mais nova.

Mas as investigações acerca das fraudes nos cartões de vacinação são talvez as mais avançadas na PF que podem levar Bolsonaro à cadeia. Ainda no começo do ano foi descoberta uma série de mensagens no celular de Cid em que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro pedia a inserção de dados falsos no sistema eletrônico do SUS – mais tarde ficaria comprovado que essas inserções possibilitaram os cartões fraudados. Além de Bolsonaro e sua filha Laura, a própria família de Cid teria fraudado certificados de vacinação para si.

Foi com essas informações que em 3 de maio a PF realizou a Operação Venire, que fez buscas e apreensões na casa de Bolsonaro em Brasília, além de uma série de outras buscas e prisões. Um dos presos foi Ailton Barros, aliado de longa data de Bolsonaro. O ex-major do Exército teria feiro parte do esquema que operava a fraude em postos de saúde de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ).

Mauro Cid também foi preso em 3 maio no âmbito da Operação Venire e acabou solto em 9 de setembro após homologar um acordo de delação premiada.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
outubro 2023
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« set   nov »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Segurança Pública xDestaque3

Moraes autoriza ida de Bolsonaro para prisão domiciliar por 90 dias

24/03/2026

Ministro relator da ação penal da tentativa de golpe de Estado decidiu em conformidade com o parecer da Procuradoria-Geral da

Política da Bahia xDestaque2

”ACM Neto assumiu ser o anti-Lula na Bahia”, comenta secretário do PT

18/03/2026

O secretário Nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, afirmou, nesta quarta-feira (18), que a reunião ontem, em Brasília, de

Segurança Pública xDestaque1

João Roma presidente do PL na Bahia e ex-ministro de Bolsonaro era diretor do grupo MASTER

07/03/2026

João Roma, ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro (2021-2022) e atual presidente do PL na Bahia, teve seu nome associado

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.