(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Operação retira ligação clandestina que abastecia mais de 50 imóveis, alguns com piscina, em Vitória da Conquista

Toffoli autoriza PF a fazer buscas em investigação contra Moro

Criou o Dia do Professor. Primeira deputada negra no Brasil. E marcou a história da educação no país

Transnordestina recebe autorização para transportar cargas entre Piauí e Ceará

Centro de Referência promove ações pelo Dia de Luta das Pessoas com Doença Falciforme

cmvc
  1. Home
  2. Vitória da Conquista
  3. Programa itinerante de rastreamento do câncer de mama retoma estratégia na região de Vitória da Conquista



Vitória da Conquista xDestaque1

Programa itinerante de rastreamento do câncer de mama retoma estratégia na região de Vitória da Conquista

02/08/2023 3 min read

AA

 Programa itinerante de rastreamento do câncer de mama retoma estratégia na região de Vitória da Conquista

 

O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama terá uma ação estratégica em Vitória da Conquista, com a realização de exames no período próximo de  11 a  28 de agosto, nas unidades de saúde pública no município. O rastreamento do câncer de mama, que o Governo da Bahia realizará, tem o apoio dos mandatos dos deputados petistas Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que estão empenhados na divulgação dessa campanha.

Vitória da Conquista é a terceira macrorregião do estado em população, que concentra mais de 170 mil mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, público-alvo da campanha de rastreamento do câncer de mama, de acordo com o levantamento apresentado pela  Diretoria de Projetos Estratégicos da Sesab-Secretaria Estadual de Saúde.

O serviço consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de alta complexidade em Oncologia mais próxima, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico.

Diagnóstico e tratamento

Na rede SUS, as mulheres contam com equipamentos específicos para o diagnóstico, como as policlínicas regionais de saúde,  e tratamento,  como os Cacons,  Unacons e Cican, além do hospital da Mulher, que é referência para os casos de cânceres femininos.  A Estratégia Itinerante é, portanto, uma ação complementar às outras que  já são desenvolvidas no Estado referentes à Saúde da Mulher, explica a Sesab.

Apoio ao rastreamento

Além de compor a base de apoio parlamentar às políticas públicas do Governo Jerônimo Rodrigues, os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo estão apoiando a campanha do rastreamento, preocupados em buscar o maior engajamento possível das mulheres da região. Por isso, chamam a atenção para a programação do serviço itinerante com postagens em suas redes sociais e chamadas já programadas para veicular nas rádios.

Segundo os deputados, a ideia é alertar as mulheres do público-alvo no município para aproveitarem esta oportunidade de fazer o rastreamento. “Trata-se de uma estratégia que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado da Bahia”, informa Zé Raimundo. Waldenor Pereira reforça que “a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde” .

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
agosto 2023
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
« jul   set »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Atividade Parlamentar xDestaque1

Zé Raimundo acompanha retomada do programa Luz Para Todos e expansão do Fala Bahia

02/10/2025

O deputado estadual Zé Raimundo participou, neste 1º de outubro, em Salvador, de reunião com o superintendente de Comunicações e

Cultura xDestaque3

FliConquista reúne 20 mil pessoas em cinco dias de celebração cultural em Vitória da Conquista

30/09/2025

A terceira edição da FliConquista – Feira Literária de Vitória da Conquista encerrou neste domingo (28) com público estimado em

Atividade Parlamentar xDestaque2

Deputado Zé Raimundo e vereador Fernando Jacaré reforçam pleito por pistas de provas práticas do Detran em Vitória da Conquista

20/09/2025

O deputado estadual Zé Raimundo e o vereador Fernando Jacaré se reuniram na última terça-feira (16), em Salvador, com o

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.