(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Zé Raimundo reforça pleitos de Mirante para mais água e luz e reforma de colégio

Bahia Sem Fome recebe 20 toneladas de feijão em primeira doação articulada pela SDE 

Assembleia Legislativa apoia políticas para as mulheres em 1º Encontro Estadual de Gestoras Públicas

Ônibus escolares de emendas dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo são entregues para mais três municípios

Aliados temem que Bolsonaro seja levado pela PF para prestar depoimento assim que pisar no Brasil

secom bahia bahiatursa carnaval 2023

embasa
  1. Home
  2. Educação
  3. Brasil tem 1,2 milhão de universitários com mais de 40 anos



Educação xDestaque3

Brasil tem 1,2 milhão de universitários com mais de 40 anos

18/03/2023 6 min read

AA

 Brasil tem 1,2 milhão de universitários com mais de 40 anos

Parcela de universitários acima dos 40 aumentou 33%, enquanto o número de alunos entre 18 e 24 anos diminuiu 6%

 

Reportagem Thiago Aquino

Edição Lucas Maia

Coleta de dados Lucas Maia

O número de estudantes com mais de 40 anos que ingressaram no Ensino Superior no Brasil aumentou 33% entre 2019 e 2021. O último Censo da Educação Superior mostra que eles são 1,2 milhão em todo o país, 13,4% do total de universitários. Em contrapartida, a faixa etária entre 18 e 24 anos sofreu queda de quase 6% no mesmo período.

Idade dos universitários brasileiros entre 2019 e 2021

Quantidade de alunos entre 40 e 49 anos aumentou 34%; entre 18 e 24 diminuiu 5%

Em 2019, antes da pandemia, o Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) registrou 8,6 milhões de matriculados em instituições de educação superior. A Agência Tatu analisou que destes, 904 mil tinham mais de 40 anos, 10,5% do total.

Já em 2021, quando houve a última divulgação do censo, com 8,9 milhões de universitários, 1,2 milhão de estudantes tinham 40 anos ou mais, um aumento de 33%, fazendo com que as pessoas com mais de 40 anos representassem 13,4% do total de alunos nos cursos de graduação.

Por outro lado, enquanto a quantidade de alunos entre 40 e  49 anos cresceu, o número de jovens entre 18 e 24 anos no ensino superior diminuiu. Em 2019 eles eram 4,3 milhões, 50,5% do total. Já em 2021 eram 4 milhões de matriculados com essa idade, 45,5% de todos os universitários. Houve uma redução de 5,9%.

Rose e estudante do 9o periodo de Enfermagem 1 - Brasil tem 1,2 milhão de universitários com mais de 40 anos

Rose é estudante do 9º período de Enfermagem

Quem faz parte desta estatística é Rose Maria da Silva, estudante de Enfermagem e moradora de União dos Palmares, interior de Alagoas. Ela já trabalhava na área da saúde e aos 51 anos abraçou a chance da graduação. “Nunca tive a oportunidade porque minha prioridade era trabalhar para cuidar e sustentar minha família. Quando consegui, me identifiquei e a experiência está sendo a melhor possível”, afirma a universitária.

Hoje, aos 56 anos, Rose está no 9º período do curso e ansiosa para a conclusão até o fim de 2023. A rotina é cansativa, já que trabalha no município vizinho de Santana do Mundaú durante o dia e à noite segue para a aula em um centro universitário particular em Maceió, enfrentando mais de três horas de viagens todos os dias. “É tudo muito corrido, mas estou muito realizada. A turma me trata com carinho e me sinto acolhida”, detalha Rose.

Etarismo

Viralizou no Brasil um vídeo em que três calouras de Biomedicina da Universidade Unisagrado, em Bauru, no interior de São Paulo, debocharam da colega de turma Patrícia Linares, de 44 anos, por ela ser mais velha. O caso de etarismo ou velhofobia repercutiu e provocou discussão sobre o tema. Quem pratica esse tipo de preconceito pode responder por injúria.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta.

1. Censo da Educação Superior

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
março 2023
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« fev    



Colunistas


Versões Antigas




Leia também:
Política xDestaque3

Fuga de Bolsonaro para os EUA já custou quase R$ 1 milhão aos cofres públicos

15/02/2023

Recursos foram utilizados para pagar diárias, hospedagens, aluguel de veículos e intérpretes, entre outras despesas, como diárias e salários de

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2023 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.