Seminário Regional dos movimentos sociais populares em defesa da democracia

Lideranças comunitárias e dirigentes partidários e sindicais de Vitória da Conquista se reúnem na sede da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, às 9 deste sábado, para realização do Seminário Regional dos Movimentos Sociais Populares em Defesa da Democracia. Um dos objetivos é instalar o Fórum Popular Permanente de Defesa do Sistema Eleitoral e da Democracia.
A iniciativa integra o movimento nacional liderado pelo Conselho Nacional de Leigos do Brasil/CNLB – Encantar a Política –, da Arquidiocese de Vitória da Conquista, que tem entre os desafios a formação do eleitorado brasileiro por meio de um processo que possibilite uma leitura crítica do momento atual e que aponte para o exercício de uma cidadania ativa.
O encontro vai contar com a presença de membros do Ministério Público e da Defensoria Pública e terá palestras com o advogado, professor e militante social Ruy Medeiros e a professora Suzane Tosta Souza, coordenadora do Laboratório de Estudos Agrários e Urbanos, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.
Um dos organizadores do seminário, o militante social Herberson Sonkha informa que, além do debate sobre a ocupação urbana e camponesa dos espaços de luta dos movimentos sociais, sobretudo do movimento negro, será discutida a aprovação de um documento a ser encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral/TRE sobre medidas a serem adotadas no pleito de 2 de outubro.
“Será enviado ao TRE um documento pedindo providências em relação aos ataques aos movimentos sociais e às candidaturas de centro e esquerda e a não militarização por parte das polícias no processo eleitoral”, esclarece Sonkha, segundo quem é urgente discutir o tema da democracia, das liberdades democráticas e da participação social nos processos.