João Doria visita a casa do artista plástico Orlando Celino; o prédio foi residência dos avós do presidenciável

Ele escolheu a cidade do pai, João Agripino da Costa Dória Neto, na Bahia para sua primeira viagem como pré-candidato à Presidência da República. Na visita a Rio de Contas, Dória conheceu o artista plástico Orlando Celino que hoje é o proprietário do imóvel onde seus avós moraram. Na oportunidade registrou sua presença como visitante da casa, tão bem conservado pelo artista.
Na visita que fez questão de voltar às suas origens, Dória fez do sábado (09) na pequena Rio de Contas, uma reflexão para sua caminhada no sonho de chegar a presidência da República, afinal, ninguém é presente sem passado. Com pouco mais de 13.000 habitantes, situada a 213 quilômetros de Vitória da Conquista. Rio de Contas conserva muitas belezas históricas, como a estrada real.
Estrada Real
Uma via de pedestres, calçada com lajes de pedra, construída em 1726 pelos escravos, liga Rio de Contas ao município Livramento de Nossa Senhora. A Estrada Real remonta o período áureo da exploração de minérios na região, quando foi construída para escoar o ouro até a capital, rumo à Europa. No seu percurso, é possível tomar banho na Cachoeira do Raposo e contemplar a beleza da garganta da Cachoeira do Rio Brumado.
Distância de carro: 2 km (do centro da cidade ao Raposo Chalé, de onde começa a trilha)
Acesso a pé: 4,5 km
Tempo médio: 3h
Esforço físico: moderado
Rio de Contas foi a primeira cidade planejada do Brasil. A vila de Nossa Senhora Senhora do Livramento das Minas do Rio de Contas foi criada em 1723 e teve sua sede transferida para um local planejado, o “Pouso dos Crioulos”, em 1745. O Pouso dos Crioulos já existia desde o século XVII.
Rio de Contas é, sem dúvida, uma das cidades mais bonitas do Brasil. Mesmo assim, ela passa muitas vezes despercebida aos visitantes da famosa Chapada Diamantina, da qual faz parte.
Por ficar na área sul da região, distante das principais atrações, ela certamente deixa de receber muitos visitantes. O que estes não sabem, entretanto, é que a distância não impede que Rio de Contas seja um dos melhores passeios da Chapada.