(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

A ciência encontrou o freio que trava a motivação: e não é a preguiça

Lula critica gestão de Salvador e diz que PT precisa conquistar prefeitura da capital baiana

Estudantes de escola particular de Salvador realizam missão solidária que beneficia mais de 3 mil estudantes da rede pública no interior da Bahia

O fim do cabo Bruno matador de aluguel

Aladilce é oficializada como candidata à segunda suplência de Jaques Wagner

  1. Home
  2. Política
  3. Zé Raimundo relata projeto que cria fundo de apoio ao idoso e comemora aprovação por unanimidade
Política xDestaque2

Zé Raimundo relata projeto que cria fundo de apoio ao idoso e comemora aprovação por unanimidade

31/03/2022 4 min read

AA

 Zé Raimundo relata projeto que cria fundo de apoio ao idoso e comemora aprovação por unanimidade

 

O Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado para criar o Fundo Estadual da Pessoa Idosa foi aprovado nesta terça-feira, 29, pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A sua aprovação, por unanimidade e sem emendas, foi comemorada pelo deputado Zé Raimundo (PT), um dos relatores designados no âmbito das comissões e no plenário, que apresentou o parecer favorável à proposta. Ele destacou que o projeto contempla um antigo anseio das entidades e movimentos representativos dos idosos.

O fundo tem como objetivo receber doações de pessoas jurídicas e físicas dedutíveis no Imposto de Renda, conforme lei federal, além dos aportes do orçamento do estado, e se constituirá em um forte instrumento para ampliação, implantação e consolidação de políticas públicas voltadas à pessoa idosa na Bahia. Será gerido pelo Conselho Estadual da Pessoa Idosa.

“Esse Fundo, que o governador acaba de criar, vem em boa hora, porque o que nós temos assistido é a destruição das políticas sociais, sobretudo dos programas que cuidavam das pessoas, pelo governo federal”, ressaltou Zé Raimundo ao finalizar a leitura do seu parecer. Segundo ele, mais do que nunca é fundamental que o Governo do Estado assuma a articulação, orientando para que no âmbito dos municípios sejam criados os conselhos e o fundos municipais do idoso, e a partir daí, o estado possa construir uma política nesta área que seja fundamentada, séria e que produza resultados na vida das pessoas.

“Foi com muita alegria que tive o privilégio de relatar este projeto, até porque contamos com o acúmulo da experiência em Vitória da Conquista, nas nossas gestões do PT, quando criamos os conselhos municipais da Criança e do Adolescente, do Idoso, dos Quilombolas, para que esses conselhos pudessem abrigar as políticas sociais”. Além de relator, Zé Raimundo foi um dos defensores da criação do fundo estadual, tendo apresentado anteriormente a Indicação Nº 22.897/2019 e o PL do 23.268/2019, cujas diretrizes estão contempladas no projeto do Executivo.

O fundo aprovado nesta terça será constituído pelas seguintes receitas: transferências da União, de outros estados e dos municípios; doações, contribuições e legados de pessoas físicas ou jurídicas ou de organismos internacionais; multas decorrentes de infrações administrativas em razão de desobediência ao atendimento prioritário da pessoa idosa.

Vinculado à unidade de despesa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o fundo terá a gestão dos seus recursos que forem alocados a cargo do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEPI/ BA)

Para o deputado Zé Raimundo, que também é vice-líder do governo na ALBA, a iniciativa do Executivo não só acata a sua proposta, compartilhada com as deputadas petistas Neuza Cadore e Fátima Nunes, e outros parlamentares da oposição, como também reafirma o compromisso do governo Rui Costa de se contrapor ao abandono de políticas sociais por parte do governo federal, que vem destruindo os programas de combate às desigualdades sociais.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
março 2022
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
« fev   abr »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Artigos xDestaque1

A ciência encontrou o freio que trava a motivação: e não é a preguiça

01/08/2026

Érika Almeida Toda pessoa que já adiou uma tarefa importante conhece a cena: a apresentação está marcada, o trabalho precisa ser

Eleições 2026 xDestaque1

Lula critica gestão de Salvador e diz que PT precisa conquistar prefeitura da capital baiana

01/08/2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas neste sábado (1º) à gestão da Prefeitura de Salvador e

Educação xDestaque2

Estudantes de escola particular de Salvador realizam missão solidária que beneficia mais de 3 mil estudantes da rede pública no interior da Bahia

01/08/2026

Na 15ª Missão Marista Solidária, grupo realizou oficinas, visitas comunitárias e outras atividades em Baixa Grande, cidade acompanhada pelo projeto

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.