(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Operação retira ligação clandestina que abastecia mais de 50 imóveis, alguns com piscina, em Vitória da Conquista

Toffoli autoriza PF a fazer buscas em investigação contra Moro

Criou o Dia do Professor. Primeira deputada negra no Brasil. E marcou a história da educação no país

Transnordestina recebe autorização para transportar cargas entre Piauí e Ceará

Centro de Referência promove ações pelo Dia de Luta das Pessoas com Doença Falciforme

cmvc
  1. Home
  2. Educação
  3. Universidade Para Todos na Uesb guia futuro de jovens da região Sudoeste



Educação xDestaque2

Universidade Para Todos na Uesb guia futuro de jovens da região Sudoeste

16/03/2022 4 min read

AA

 Universidade Para Todos na Uesb guia futuro de jovens da região Sudoeste

O período pandêmico fez com que muitos planos fossem pausados. Quando o isolamento social se somou ao período de conclusão do Ensino Médio, foram ainda maiores a ansiedade e as preocupações características desse período da vida, cheio de sonhos, planos e apreensões com o futuro.

Nesse momento, ingressar no Ensino Superior é o sonho da maioria dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, e, pensando nisso, o programa Universidade Para Todos não deixou de atuar. Em sua parceria com a Uesb, o famoso UPT, como é conhecido, atende 1700 alunos distribuídos em 26 municípios baianos, oferecendo apoio, por meio do cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, desde 2004. Na pandemia, o Programa se adaptou à nova realidade, realizando as atividades do curso de maneira remota.

“O Universidade Para Todos tem uma importância muito grande na formação cidadã das pessoas. Sempre dizemos que não é simplesmente preparar o jovem para o vestibular, há uma preparação para a vida também”, conta o professor da Uesb, Valdemiro Conceição, que coordena o Programa na Universidade. O professor destaca também o estímulo à inserção desse jovem cidadão na sua comunidade, além do desenvolvimento da autoestima dos cursistas. “Muitas vezes, eles são os primeiros em suas casas, suas famílias, a cursar o Ensino Superior, visto que o Universidade Para Todos foca, justamente, nesses alunos de famílias em situação de vulnerabilidade, de escolas públicas, que não têm condições de pagar por um cursinho pré-vestibular”, aponta.

Para além disso, o impacto inclusivo do Programa se demonstra na participação do movimento quilombola, com a formação de turmas com um volume considerável de alunos oriundos dessas comunidades. O coordenador destaca que isso é possível por meio de parcerias com os municípios vizinhos às sedes, Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié, estreitando os laços da Uesb com as comunidades da região.

Colhendo resultados – Luana Nogueira, de 18 anos, é cursista do UPT no município de Jequié e alcançou 980 pontos na redação do Enem 2021. Ela conta como o Programa foi um fator decisivo para seu êxito na prova: “o cursinho foi de grande importância na minha vida, por me dar um norte do que estudar. Com base nas aulas, eu montei o meu cronograma de estudos”. Luana aproveitou uma oportunidade que fez toda a diferença. “O fato de ser um cursinho público foi muito importante para o meu processo de aprendizado, pois eu não teria condições de pagar os cursinhos particulares”, destaca.

A jovem conta, ainda, que os professores sempre estiveram disponíveis para tirar dúvidas de maneira síncrona e assíncrona, além de dar dicas importantes para o enriquecimento do repertório necessário para construir uma boa redação. Para ela, esse apoio teve consequências no seu desempenho, pois indicou o caminho pelo qual deveria percorrer.

O Programa Universidade Para Todos é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, com as universidades estaduais baianas. Em breve, mais informações sobre o período letivo 2022 serão divulgadas.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
março 2022
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
« fev   abr »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Segurança Pública xDestaque1

Operação retira ligação clandestina que abastecia mais de 50 imóveis, alguns com piscina, em Vitória da Conquista

17/10/2025

Uma operação conjunta da Embasa e Polícia Civil batizada Hydro (água em grego) descobriu e retirou um ponto de ligação

Direito e Cidadania xDestaque1

Toffoli autoriza PF a fazer buscas em investigação contra Moro

17/10/2025

Decisão envolve acusações do ex-deputado Tony Garcia sobre supostas ilegalidades em investigações do caso Banestado na Vara de Curitiba O

HOJE NA HISTÓRIA xDestaque1

Criou o Dia do Professor. Primeira deputada negra no Brasil. E marcou a história da educação no país

15/10/2025

Antonieta de Barros sancionou, em 1948, o Dia do Professor em Santa Catarina, muito antes da data se tornar nacional

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.