(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Convenção do PL ou encontro virtual?

Transporte coletivo de Vitória da Conquista ganha novos ônibus e amplia qualidade e conforto para os passageiros

Cinco novas canetas de semaglutida são aprovadas pela Anvisa

Mais de 50% das brasileiras afirmam ter sofrido violência em relacionamentos, aponta pesquisa

Governo Lula abre 145 mil empregos formais em junho

  1. Home
  2. Artigos
  3. Convenção do PL ou encontro virtual?
Artigos xDestaque2

Convenção do PL ou encontro virtual?

30/07/2026 5 min read

AA

 Convenção do PL ou encontro virtual?

O Partido Liberal/PL de Jair Bolsonaro no dia 25 de julho realizou a sua convenção partidária para homologar a candidatura de Flávio Bolsonaro para Presidente da República. Foi uma espécie de negócio de pai para filho. Não foi um encontro político para discutir propostas, analisar a situação socioeconômica do país, o fortalecimento democrático, enfim definir o caminho que o Brasil deve seguir para se tornar uma nação desenvolvida, democrática, próspera e com as necessidades básicas do seu o povo atendidas.
Longe disso, o evento buscou imitar o modelo norte-americano de convenções partidárias: muita festa, muito oba-obas e mostrar o que não se é e esconder o que realmente se é. A total ausência de forças políticas ao evento revelou o isolamento do candidato proposto, mesmo diante das forças conservadoras e direitistas que ele inutilmente tenta liderar. A pobreza política foi tal que na preparação do ato a grande questão era se a madrasta do candidato iria comparecer ou não.
Que vergonha !
Desde o fim do período imperial as querelas domésticas de poder perderam a importância na vida política brasileira, mas a família bolsonaro parece que ainda não conseguiu se descolar dessa situação.
Foi visível a intenção de insinuar a participação, de qualquer forma, da madrasta/Michele no ato político. Uma senhora, identificando-se como presidente do PL-mulher de São Paulo, fez um longo discurso citando continuadamente “Michele, nossa presidente”. Em certo momento, virou-se para a bancada de dirigentes, alguns sentados e outros de pé e gritou entusiasmada “mulheres, aqui presente, levantem o braço”. Foi constrangedor, ninguém levantou o braço. Ou não tinha nenhuma ou eram tão poucas que acharam melhor não se expor.
O desejo de criar calor e emoção na Convenção aproveitou-se até de crianças. Sobrinhas do candidato, por meio de vídeo, disseram das saudades do tio Flávio, uma vez que moram nos Estados Unidos com o pai que está foragido naquele país. O tio candidato fingindo chorar escutou a menina cantar o hino nacional, mostrando que ela ainda sabe falar em português. Realmente, foi o único momento em que o conclave demonstrou um pouco de criatividade.
A participação da madrasta, ansiosamente aguardada, limitou-se à exibição de um video no qual ela falou principalmente de si mesma. Era evidente a apreensão do candidato esperando a esposa de seu pai declarar o apoio à sua candidatura. Mas, isso não ocorreu. Apenas, uma vez, ao final da sua apresentação ela citou o nome de Flávio afirmando esperar que Deus o ajudasse a cumprir a missão. Em relação a ele mesmo ela parece não acreditar muito.
As exibições remotas ainda iriam apresentar mais novidades. A enorme tela mostrou a figura do próprio pai-chefe de toda a clã e, pasmem, começou falando: “eu não sou eu”! Sim, segundo ele próprio o video era fruto de IA/ inteligência artificial, logo não tinha nada a ver com ele. Interessante, a figura projetada falava e repetia as mesmas bobagens de sempre dele, procurando vitimar-se e se eximir de qualquer responsabilidade na tentativa golpista de 08 de janeiro. O artifício de utilizar inteligência artificial para burlar as regras eleitorais é perfeitamente compreensível uma vez que a família bolsonarista é completamente desprovida de inteligência real.
Mas, a participação física, real, em carne e osso logo surgiu no palco. Com enorme algazarra o saltitante e grotesco presidente da Argentina, Javier Milei, veio trazer o indigesto apoio para o candidato bolsonarista. Se a convenção do PL estava insossa e vazia, a presença do despenteado e desmiolado argentino tornou-a simplesmente ridícula.
Os organizadores da campanha de bolsonaro filho parece que não sabem que não existe muita simpatia entre os argentinos e os brasileiros. Mesmo depois dos dois países se unirem militarmente para massacrar o Paraguai no século XIX, no decorrer do tempo historicamente surgiu uma rivalidade difícil de ser entendida. Os argentinos chamam os brasileiros de “macaquitos” e os brasileiros os chamam de “hermanos” com alto grau de ironia. O presidente argentino além de se comportar indevidamente ofendeu o governo brasileiro e o nosso Poder Judiciário. Imaginem se em uma convenção do PT a presidenta do México comparecesse e desferisse ofensas contra autoridades nacionais. Enfim, Javier Milei e família Bolsonaro se merecem.
O desenvolvimento tecnológico progrediu extraordinariamente nos meios de comunicação e informação. É natural o seu uso para diminuir distâncias e facilitar a comunicação. Atualmente as reuniões de trabalho ou para qualquer outro fim são “on line” e atendem perfeitamente suas finalidades. No entanto, nos encontros democráticos e abertos às escutas múltiplas é muito melhor o uso da participação remota. Organizadamente todos escutam e todos podem falar. Na convenção do PL essa possibilidade não existiu porque um está preso em casa, o outro está foragido fora do país e a outra não suporta o candidato.
Finalmente, tudo indica que o candidato terá apenas o apoio do PL e de sua família (exceção da mulher do seu pai). Em compensação contará com a ajuda internacional das forças fascistas e belicistas emanadas a partir de Washington.
Vamos derrotá-las!
Edwaldo alves é filiado ao PT.

Compartilhe:
  
Previous post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
julho 2026
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« jun    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Artigos xDestaque2

UNIMEC – Crônica de um problema anunciado !

04/03/2026

O PL n. 037/2025, enviado a Câmara Municipal em 2025 para discussão e votação, continha as propostas básicas para o

Artigos xDestaque1

Emendas secretas, uma arma eleitoral?

18/02/2025

          Eu, estava como Secretário de Governo na gestão do então prefeito Guilherme Menezes durante a discussão e aprovação  da criação

Artigos xDestaque2

PDDU- A praça é do povo…

04/01/2025

           O ano de l979 foi sacudido por uma Lei que nasceu e se desenvolveu  nas ruas de todo o Brasil.

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.